Citroën Basalt Dark Edition oferece melhorias necessárias ao SUV

SUV cupê evolui em acabamento e mantém proposta de carro acessível e estiloso. Basalt Dark Edition tem motor 1.0 turbo de 130 cavalos

Thiago Ventura, colaboração para a CNN Brasil
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O Citroën Basalt 2026 chegou ao mercado brasileiro com uma série de atualizações funcionais e visuais, reforçando a estratégia da marca de oferecer um SUV cupê de entrada com foco em custo-benefício. Produzido na planta de Porto Real (RJ), o modelo mantém as dimensões e a base estrutural conhecidas, mas ganha aperfeiçoamentos no acabamento interno, novos equipamentos e a inédita versão Dark Edition, que passa a ocupar o topo da gama.

A versão Shine permanece no catálogo com interior escurecido e costuras em amarelo, enquanto o destaque da linha é o Basalt Dark Edition, vendido por R$ 116.990. O modelo traz rodas de 16 polegadas pintadas em preto, teto na mesma cor, emblemas escurecidos e aerofólio com detalhes vermelhos.

A pintura cinza Sting Ray, exclusiva, adiciona R$ 3.900 ao valor. Com 4,34 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e porta-malas de 490 litros, o SUV cupê supera rivais diretos como o Fiat Fastback em espaço interno e capacidade de bagagem.

O Citroën Basalt 2026 finalmente corrige antigos pontos criticados pelos consumidores. Entre as mudanças mais bem-vindas estão os comandos dos vidros elétricos — agora nas portas — e o melhor acabamento da cabine, que inclui teto escurecido e novos materiais. O egundo Ventura, o conjunto motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT segue eficiente e adequado ao porte do carro, entregando desempenho equilibrado e bom consumo em uso urbano.

Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação
Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação

Apesar da evolução, a versão Dark Edition ainda carece de alguns itens esperados em um modelo topo de linha, como paddle shifts no volante e seis airbags — o Basalt mantém quatro. O desafio da Citroën é equilibrar custo e segurança sem elevar demais o preço final.

Como o Basalt Dark anda?

O desempenho do Basalt 2026 é satisfatório tanto em acelerações quanto em retomadas. O carro mostra bom equilíbrio entre agilidade e economia, mantendo comportamento previsível nas respostas do motor. A relação peso-potência favorece o desempenho mesmo com o amplo porta-malas e bom espaço no banco traseiro, o que o torna versátil para o uso familiar.

Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação
Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação

O propulsor é combinado ao câmbio automático CVT, que simula sete marchas e utiliza comando por corrente, dispensando correia dentada. O conjunto é o mesmo utilizado em outros modelos da Stellantis, como o Peugeot 2008 e o Fiat Fastback, e se destaca pela robustez e eficiência.

Entre os pontos que ainda podem evoluir, o modelo não oferece paddle shifts no volante, recurso que agregaria uma sensação mais esportiva. Também continua com apenas quatro airbags, número inferior ao de alguns concorrentes da mesma faixa de preço.

Mesmo com o reajuste médio em relação à linha 2025, o Citroën Basalt 2026 se posiciona entre os SUVs mais acessíveis do segmento, oferecendo espaço, motor eficiente e design característico de cupê. A versão Dark Edition reforça o apelo visual e consolida o modelo como uma das apostas da Stellantis para ampliar a presença da marca francesa no mercado nacional.

Basalt 2026 tabela de preços

  • Feel 1.0 MT 2026 -   R$ 94.990
  • Feel Turbo 200 AT AT 2026 - R$ 110.990
  • Shine Turbo 200 AT 2026 - R$ 115.990
  • Dark Edition Turbo 200 AT 2026 - R$ 116.990
Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação
Citroën Basalt Dark Edition 2026: SUV coupé tem visual bastante estiloso • Pedro Bicudo/Divulgação