Nissan Kicks de R$ 200 mil: confira 10 curiosidades sobre o SUV

A reportagem da CNN testou, por uma semana, a versão mais cara do SUV compacto

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN Brasil
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O segmento dos carros SUVs de R$ 200 mil segue em grande procura. Entre os compactos, o nicho é ainda mais forte. Para brigar nessa faixa, a Nissan lançou no Brasil a nova geração do Kicks. 

O SUV compacto circula na faixa de preços entre R$ 165 mil até R$ 200 mil. A reportagem da CNN testou, por uma semana, a configuração mais cara do Kicks para avaliar quais são seus pontos fortes e fracos. 

Chamada de Platinum, a versão é a única da gama a contar com teto solar panorâmico, sistema ProPilot (condução semiautônomo de Nível 2) e som com assinatura Bose, entre outros atributos. 

Em segurança, a versão Platinum conta com tecnologias que mantém o veículo centralizado na faixa e ajusta a velocidade e distância em relação ao carro à frente, incluindo parada completa e retomada automática com o Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância.

O sistema ProPilot funciona bem e tem uma funcionalidade linear, sem acelerações e frenagens bruscas, como acontece em alguns sistemas mais simples. 

O ponto forte da nova geração, sem dúvidas, é o design disjuntivo. O novo Kicks chama atenção por onde passa e, em alguns momento, parece até ser um carro mais caro. 

Outra novidade relevante é o motor 1.0 turbo de três cilindros. O propulsor é fabricado pela Horse e também equipa o Renault Kardian. São 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. 

Assim como o irmão francês, o Kicks conta com transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT), banhada a óleo. 

10 curiosidades e pontos fracos e fortes do Nissan Kicks Platinum: 

Preço

O valor de R$ 200 mil no Kicks não é um ponto positivo. Contudo, a versão Platinum briga num patamar de SUVs compactos premium, como o novo Creta Ultimate e Honda HR-V. 

Câmbio de botão

De início, causa uma estranheza. Mas os botões aumentam o espaço no console central e o deixa com um visual mais minimalista. 

Transmissão é trocada por meio de botões no console central • Rodrigo Barros/CNN
Transmissão é trocada por meio de botões no console central • Rodrigo Barros/CNN

Consumo médio 

O Kicks surpreendeu no teste de consumo médio na estrada. A média com gasolina foi praticamente a mesma do Creta Ultimate, já avaliado pela reportagem da CNN. 

Na rodovia, após mais de 150 quilômetros percorridos, o Kicks Platinum apresentou uma média de 15 km/l no painel de instrumentos.

Consumo médio do Kicks chega a superar o de alguns carros híbridos leves • Rodrigo Barros/CNN
Consumo médio do Kicks chega a superar o de alguns carros híbridos leves • Rodrigo Barros/CNN

Carregador por indução 

Ter um carregador por indução é uma facilidade nos carros. A tecnologia dispensa cabos. Mas é preciso lembrar de colocar uma saída de ventilação, pois os aparelhos costumam esquentar nesse tipo de carregamento. 

Ao esquentar, o celular fica mais lento e também dificulta a conexão com a multimídia. Resfriamento e carregador por indução são tecnologias que devem andar juntas. 

Carregador por indução fica devendo ventilação para celular • Rodrigo Barros/CNN
Carregador por indução fica devendo ventilação para celular • Rodrigo Barros/CNN

Som Bose 

O som de 10 alto-falantes da versão Platinum não é tão premium quanto parece. A qualidade sonora é positiva, sem distorções. Mas falta um grave em volumes mais baixos. 

É preciso aumentar muito o som para ouvir a música com uma qualidade mais imersiva. Um sistema com graves acentuados em volumes mais baixos deixaria o sistema de som assinado pela Bose mais agradável. 

Kicks Platinum tem assinatura de som da Bose • Rodrigo Barros/CNN
Kicks Platinum tem assinatura de som da Bose • Rodrigo Barros/CNN

Conforto 

Rodar com o Kicks é uma tarefa prazeroso. O carro tem uma condução excelente e bancos confortáveis. Mesmo nos trânsitos mais caóticos e em rodovias, não sentimos fadiga após algumas horas atrás do volante. 

Kicks entrega bancos com conforto • Rodrigo Barros/CNN
Kicks entrega bancos com conforto • Rodrigo Barros/CNN

Start-Stop

O sistema ajuda a melhorar o consumo do carro. Na cidade, fizemos médias de 9,1 km/l, com gasolina, após um período de 120 quilômetros rodados no urbano.

Em locais mais livres, a média pode ser ainda melhor. Em nosso cenário de avaliação, passamos por trechos mais engarrafados. 

Câmera 360º

O sistema de câmeras do Kicks ajuda a manobrar o carro em qualquer contexto. Ao estacionar perto de um meio-fio, é possível mudar a imagem para uma câmera que exibe a roda dianteira. Assim, é possível evitar de arranhar as rodas bonitas do SUV. 

Sistema de câmeras 360º • Rodrigo Barros/CNN
Sistema de câmeras 360º • Rodrigo Barros/CNN

Acabamento 

Por dentro, o Kicks tem um acabamento que mescla o plástico, couro e partes macias ao toque. Agrada e está dentro do que oferece os outros concorrentes de mercado.

Telas 

O Kicks Platinum conta com duas telas de infoentretenimento. Cada tela de alta resolução tem 12,3 polegadas que saúdam os ocupantes na sua abertura e juntas formam uma tela única de 24,6 polegadas. 

Telas do Nissan Kicks • Divulgação
Telas do Nissan Kicks • Divulgação