Teo Cury
Blog
Teo Cury

Explica o que está em jogo, descomplica o juridiquês e revela bastidores dos tribunais e da política em Brasília. Passou por Estadão, Veja e Poder360

Messias pede a senadores que convençam Alcolumbre a recebê-lo para reunião

Ministro quer distensionar a relação com presidente do Senado, que é contra sua escolha e trabalha pela indicação de Rodrigo Pacheco

O advogado-geral da União, Jorge Messias  • 26/09/2025 - MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O ministro Jorge Messias, da AGU (Advocacia-Geral da União), tem solicitado a senadores com quem tem dialogado que convençam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a recebê-lo para uma conversa.

Messias foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) na vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. A sabatina está marcada para o dia 10 de dezembro.

O ministro quer distensionar a relação com Alcolumbre, que é contra sua escolha e ainda trabalha pela indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente do Senado ficou irritado por não ter sido informado previamente do anúncio de Messias ao STF.

Pacheco receberá Messias para uma conversa na próxima semana. O senador, que foi preterido por Lula, tem sinalizado que a situação é passado e não demonstra resistência em conversar com Messias.

Alcolumbre ainda não recebeu pessoalmente o ministro nem atendeu aos telefonemas feitos por Messias. Em um esforço para quebrar a resistência do presidente do Senado, Lula considera entregar pessoalmente, na próxima semana, a mensagem de indicação de Messias a Alcolumbre.