Mourão diz que Marinha e PF devem apreender balsas ilegais no Rio Madeira

Cerca de 300 embarcações irregulares foram flagradas garimpando ouro na região

Raphael BuenoCarol Queirozda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou, nesta quinta-feira (25), que a Marinha do Brasil e a Polícia Federal preparam uma ação para apreender embarcações ilegais de garimpo no Rio Madeira, no Amazonas.

Cerca de 300 balsas equipadas com dragas para garimpo foram flagradas nas proximidades do município de Autazes, a sudeste de Manaus.

Em nota, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) afirmou que, ao identificar a presença das balsas mineradoras, comunicou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para alinhamento de providências.

O órgão também afirmou que a regulamentação da exploração mineral na área, conforme o gestor, é de competência da Agência Nacional de Mineração. O licenciamento é de responsabilidade do Ibama, e a atuação, em caso de crimes de exploração ilegal de minério, é competência da Polícia Federal.

A extração ilegal de ouro, que afeta o meio ambiente durante o processo, tem se intensificado ao longo dos anos na região.

Mais Recentes da CNN