Fed anuncia 3º programa para garantir liquidez no mercado monetário

Este é o terceiro programa emergencial anunciado pelo Banco Central americano em um período de dois dias

Reuters
19 de março de 2020 às 09:08
Edifício do Federal Reserve em Washington, Estados Unidos (19.mar.2019)
Foto: Leah Mills/Reuters

O Federal Reserve (Fed) anunciou, nesta quinta-feira (19), seu terceiro programa emergencial de crédito em dois dias para combater as consequências do coronavírus. Desta vez, a medida tem como objetivo manter a indústria de fundos mútuos do mercado monetário funcionando, mesmo se investidores fizerem retiradas rápidas.

O Money Market Mutual Fund Liquidity Facility informou na quarta-feira que fará empréstimos de até 1 ano para instituições financeiras que prometerem como garantia ativos de alta qualidade como Treasuries que compraram dos fundos mútuos do mercado monetário.

O Fed está na realidade encorajando os bancos a comprar ativos desses fundos mútuos, isolando os fundos de terem que vender ativos com desconte se ficarem sob pressão de pessoas ou empresas que querem retirar dinheiro.

Os fundos mútuos do mercado monetário tem o objetivo de servirem como lugares de baixo risco para que as pessoas e empresas mantenham dinheiro, e limitam seus investimentos em ativos como títulos governamentais e um de crédito corporativo de curto prazo conhecido com papel comercial.