Lucro da indústria chinesa cai 38% e tem pior nível em uma década


Reuters
27 de março de 2020 às 10:51
Fábrica Shanghai

Homens usam máscaras em fábrica em Shanghai, na China (10.mar.2020)

Foto: Aly Song/File Photo/Reuters

Os lucros das empresas industriais da China caíram nos primeiros dois meses do ano para o menor nível em pelo menos uma década, com os setores de mineração, manufatura e energia vendo quedas acentuadas, à medida que a epidemia de coronavírus atinge a economia da China.

Os lucros obtidos pelas empresas industriais chinesas nos primeiros dois meses caíram 38,3% em relação ao ano anterior, para 410,7 bilhões de iuanes (US$ 58,15 bilhões), piorando ante a queda de 6,3% observada em dezembro do ano passado, mostraram os dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China. O resultado marcou o declínio mais acentuado nos dados desde 2010.

A leitura combina os resultados de janeiro e fevereiro para excluir distorções causadas pelo Ano Novo Lunar, feriado de uma semana.

O surto se agravou no momento em que muitas empresas estavam fechando para o feriado prolongado no final de janeiro, e as amplas restrições sobre transporte e viagens pessoais, bem como quarentena em massa, atrasaram sua reabertura por semanas.