Shoppings abertos durante a pandemia do novo coronavírus chegam a 58 no país

Número representa 10% dos 577 existentes no país, conforme informações da Associação Brasileira de Shopping Centers

Raquel Landim
Por Raquel Landim, CNN  
27 de abril de 2020 às 17:38
Pessoas circulam por shopping center em Recife (PE) (5.mai.2010)
Foto: Bruno Domingos/Reuters

Já somam 58 os shoppings abertos no país nesta segunda-feira (27) apesar do isolamento recomendado pelas autoridades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

O número representa 10% dos 577 existentes no país, conforme informações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Os shoppings começaram a voltar a funcionar no final da semana passada após autorizações de governadores e prefeitos. Por enquanto, a maior parte está no Centro-Oeste: 41.

Em seguida, vem o Centro-Oeste com 10 shoppings abertos, e depois o Sudeste, com sete. Ainda não há informações de grandes centros de compra reabertos no Nordeste e no Norte do país.

Em São Paulo, a quarentena só deve começar a ser relaxada a partir do dia 10 de maio e a expectativa é que se inicie pelas lojas de rua. O setor de shopping vem discutindo com a gestão do governador João Doria para tentar liberar também os shoppings.

Segundo Glauco Humai, presidente da Abrasce, a entidade tem feito recomendações para a reabertura dos shoppings com o objetivo de evitar aglomerações: reduzir o horário de funcionamento, diminuir o número de pessoas na praça de alimentação, separar portas de entrada e saída, recomendar uso de máscara para clientes e funcionários, entre outras.