Alphabet tem receita de US$ 41,2 bilhões no 1º trimestre, acima de expectativas

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, empresa teve alta de 13% na receita; lucro líquido foi de US$ 6,8 bilhões ou US$ 9,87 por ação

Do CNN Brasil Business*, em São Paulo
28 de abril de 2020 às 19:22

Unidade do Google teve crescimento na publicidade no primeiro trimestre mesmo com desaceleração imposta por COVID-19 

Foto: Dado Ruvic/Reuters (15.set.2019)

A Alphabet superou estimativas de analistas nos resultados do primeiro trimestre, já que sua unidade do Google teve crescimento de dois dígitos na publicidade, apesar da desaceleração econômica causada pela COVID-19. 

A empresa anunciou nesta terça-feira (28) que teve crescimento de 13% na receita do período, apesar de empresas ao redor do mundo terem cortado drasticamente investimento devido ao coronavírus.

A receita da Alphabet subiu para US$ 41,2 bilhões ante US$ 36,34 bilhões no mesmo período do ano passado. Analistas, em média, esperavam receita da Alphabet de US$ 40,3 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

O lucro do Alphabet no trimestre foi de US$ 6,8 bilhões ou US$ 9,87 por ação, ante estimativa média dos analistas de US$ 7,21 bilhões, ou US$ 10,40 por ação.

A economia em expansão e o maior uso da internet levaram o Google a registrar receitas recordes nos últimos anos. Mas o vírus dividiu essas tendências, com os gastos dos consumidores agora caindo e a dependência dos serviços de internet crescendo.

A diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, disse a analistas o segundo trimestre será difícil para os negócios de publicidade, com clientes cortando gastos de publicidade.

Embora as ferramentas do Google, incluindo o bate-papo por vídeo Duo e o YouTube, tenham se tornado essenciais para muitos usuários este ano, a empresa em geral não cobra por eles e gera ferramentas de anúncios que vendem receita, além de links, banners e comerciais em seus serviços e nos de parceiros.

Mas mais de 26 milhões de pessoas pediram auxílio-desemprego no último mês nos Estados Unidos, o maior mercado de vendas de anúncios do Google, apagando todos os ganhos de emprego do país na última década. O negócio de anúncios do Google gerou cerca de 83% da receita da Alphabet no ano passado. Essa linha tende a acompanhar a economia em geral, o que explica o crescimento mais lento da receita da Alphabet no primeiro trimestre.

As vendas de anúncios do Google foram de US$ 33,8 bilhões, alta de 10% ante o primeiro trimestre do ano passado.

Cerca de 5,5% da receita da Alphabet no ano passado veio de serviços em nuvem pelos quais o Google cobra empresas, escolas e governos. Este ano, a empresa estendeu várias ofertas gratuitas para ajudar os clientes afetados pela pandemia.

O negócio de nuvem gerou US$ 2,8 bilhões em receita, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Os custos e despesas totais subiram cerca de 12% em relação, a US$ 33,2 bilhões.

A empresa reduziu contratações, programas de estágio, marketing, expansão de escritórios e outros planos de gastos. Há apenas três meses, a empresa sinalizou que aceleraria os gastos gerais para adicionar mais funcionários aos seus negócios em nuvem e outras áreas em que é desafiador derrubar os concorrentes dominantes.

*Com informações da Reuters