OCDE: Evitar negociações de impostos internacionais pode gerar guerra comercial

'Na falta de uma solução multilateral, mais países tomarão medidas unilaterais', disse diretor da organização sobre tributação de grandes empresas digitais

Leigh Thomas, da Reuters
18 de junho de 2020 às 12:05
Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do presidente da China, Xi Jinping: os dois países já trocaram farpas comerciais
Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O fracasso em chegar a um acordo internacional de tributação de grandes empresas digitais pode desencadear uma guerra comercial perigosa, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (18), pedindo aos países que continuem envolvidos em negociações depois que Washington anunciou que as abandonaria por ora.

"Na falta de uma solução multilateral, mais países tomarão medidas unilaterais e os que já as possuem poderão não mais retê-las", afirmou o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, em comunicado.

"Isso, por sua vez, desencadearia disputas fiscais e, inevitavelmente, aumentaria as tensões comerciais. Uma guerra comercial, especialmente neste momento em que a economia mundial está passando por uma crise histórica, prejudicaria ainda mais a economia, o emprego e a confiança", acrescentou ele.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook