Vale vende fatia em negócio de níquel na Indonésia por US$ 290 milhões

Junto com a Sumitomo Metal Mining, mineradora brasileira vendeu fatia na PT Vale Indonesia para a estatal PT Indonesia Asahan (Inalum)

Roberto Samora, da Reuters
19 de junho de 2020 às 13:21
Vista aérea do pátio de estocagem do complexo S11D, o maior complexo minerador da Vale, no município de Canaã dos Carajás (PA)
Foto: Ricardo Teles/Vale

A mineradora Vale informou nesta sexta-feira (29) que sua subsidiária Vale Canada Limited (VCL) assinou acordo, juntamente com Sumitomo Metal Mining, para venda de participação de 20% na produtora de níquel PT Vale Indonesia para a estatal PT Indonesia Asahan (Inalum), segundo fato relevante.

Por sua participação, a VCL receberá aproximadamente US$ 290 milhões em dinheiro após a conclusão da transação, esperada para ocorrer até o final de 2020, após a satisfação de aprovações regulatórias usuais, acrescentou a Vale.

Após a conclusão da transação, a Inalum terá adquirido 20% das ações da PT Vale, sendo 14,9% da VCL e 5,1% da Sumitomo (SMM).

A Vale e a SMM passarão a ter uma participação de 44,3% e 15,0% na produtora de níquel da Indonésia, totalizando uma participação de 59,3%.

A companhia disse ainda que os termos e condições finais nos acordos incluem a manutenção do controle financeiro e operacional da PT Vale pela VCL, assim como a consolidação financeira e de produção em suas demonstrações financeiras.

"A Inalum é a entidade estatal indonésia para investimentos no setor de mineração e a sua associação com a PT Vale contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo e a expansão operacional de seus negócios na Indonésia", afirmou a Vale.

A mineradora afirmou ainda que a Indonésia desempenha um papel estratégico de destaque na indústria global de níquel.

"Essa transação representa um desenvolvimento importante na duradoura presença da PT Vale na Indonésia e reforça o compromisso da Vale com a continuidade de seus investimentos na região."

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook