72% dos brasileiros estão comprando de pequenos negócios durante a pandemia

Levantamento da Accenture mostra também que 80% dos clientes que estão consumindo em pequenos negócios pretendem manter o hábito pós-pandemia

Da CNN, em São Paulo
14 de julho de 2020 às 00:04

Atualmente, 72% dos brasileiros estão consumindo em pequenos comércios, e 80% desses clientes pretendem continuar incentivando os estabelecimentos locais, segundo levantamento da Accenture.

O incentivo faz com que os comerciantes comecem a projetar um futuro melhor para o setor. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o índice de confiança do comércio subiu 17 pontos em junho de 2020, passando de 67,4 pontos para 84,4 pontos.

Um levantamento feito pelo Sebrae com 7.703 pequenos empresários mostra que 61% deles não precisaram recorrer a empréstimos desde o início da pandemia enquanto que 47% investiram em vendas online.

Leia também:

Mercado financeiro reduz projeção de queda do PIB em 2020 de 6,50% para 6,10%

Como financiar um imóvel sem dor de cabeça e pagar menos juros

Fim de semana com restaurantes abertos tem faturamento 85% abaixo do normal

Durante a quarentena, com a impossibilidade de sair de casa para fazer compras, o comércio de bairro se tornou um grande aliado para muita gente, e essa mudança de comportamento promete resultados positivos para os pequenos comerciantes após a pandemia.

Fabíola Filinto, dona da Martins Café desde 2011, foi uma das empresárias que soube lidar com a pandemia ao cadastrar sua marca em uma plataforma que conecta pessoas a pequenos negócios. O resultado foi um aumento significativo das vendas.

“As vendas garantiram que a empresa continuasse funcionando com todos os funcionários trabalhando. Nós tínhamos uma lojinha que vendia muito pouco online, mas na hora que a gente transformou numa coisa robusta, tivemos crescimento de 600% no primeiro mês,” diz Fabíola.

(Edição: Bernardo Barbosa)