Em meio à pandemia, Estados Unidos vai transformar Kodak em farmacêutica

Segundo Trump, a Kodak recebeu um empréstimo de US$ 765 milhões e vai produzir até 25% dos ingredientes usados em diversos medicamentos essenciais

Carolina Figueiredo, da CNN, em São Paulo
28 de julho de 2020 às 20:33
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia acordo milionário para transformar a Kodak em empresa farmacêutica
Foto: The White House/Facebook/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (28) que o governo americano usou a Lei de Produção de Defesa para transformar a Kodak, famosa marca de fotografia, em uma empresa farmacêutica.

Segundo Trump, a Kodak recebeu um empréstimo de US$ 765 milhões e vai produzir até 25% dos ingredientes usados em diversos medicamentos essenciais. 

Trump chamou o anúncio de "um dos acordos mais importantes na história das indústrias farmacêuticas dos EUA".

"A Kodak tem orgulho de fazer parte do fortalecimento da auto-suficiência dos Estados Unidos na produção dos principais ingredientes farmacêuticos necessários para manter nossos cidadãos seguros", disse Jim Continenza, presidente executivo da Kodak.

"Ao alavancar nossa vasta infraestrutura, profunda experiência na fabricação de produtos químicos e herança de inovação e qualidade, a Kodak desempenhará um papel crítico no retorno de uma cadeia de suprimentos farmacêutica americana confiável", afirmou. 

Assista e leia também:

Rússia diz que terá vacina aprovada contra Covid-19 em duas semanas

As palavras que podem custar o segundo mandato de Trump

CNN Mundo: impactos ambientais na Amazônia podem mudar futuro do planeta

Com a medida, a Kodak Pharmaceuticals vai criar 360 empregos diretos e 1.200 indiretos.

Fundada em 1888, a Kodak tem sede em Nova York e tornou-se uma marca americana reconhecida mundialmente no setor de fotografia. A empresa afirma que resolveu expandir sua linha de produtos tradicional para apoiar a resposta dos EUA a Covid-19.

Essa é a 33ª vez que a Casa Branca usa a Lei de Produção de Defesa desde o início da pandemia. Durante a história americana, a lei foi usada principalmente durante guerras.