Para conter debandada, Guedes almoça com liberais e indica substituto de Uebel


Igor Gadelha
Por Igor Gadelha, CNN  
13 de agosto de 2020 às 18:21 | Atualizado 13 de agosto de 2020 às 20:32

O ministro da Economia, Paulo Guedes, almoçou nesta quinta-feira (13) com integrantes da ala mais liberal da equipe econômica, para tentar conter uma possível  debandada deles da pasta. O encontro aconteceu no restaurante Rubaiyat, no Lago Sul, em Brasília. 

Segundo apurou a CNN, os liberais mais ouviram o chefe da equipe econômica do que falaram. Em sua fala, Guedes indicou que deverá nomear como substituto de Paulo Uebel na Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital o atual presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade.

Leia e assista também

Liberais ameaçam nova debandada, a depender dos substitutos de Salim e Uebel

Guedes avalia juntar secretaria de Salim com PPI; duas mulheres são cotadas

Empresário, Caio tem perfil liberal e, por isso, seu nome agrada aos liberais do ministério. Como a CNN mostrou mais cedo, esses liberais ameaçavam também pedir demissão, caso Guedes escolha como substitutos de Uebel e de Salim Mattar nomes não alinhados ao liberalismo econômico. 

O substituto de Salim ainda não foi definido. Como a coluna noticiou na quarta-feira (12), a ideia de Guedes é unificar a Secretaria Especial de Desestatização, até então comandada por ele, com a do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), hoje chefiada pela economista Martha Seillier. 

Embora suas exonerações ainda não tenham sido publicadas no Diário Oficial da União, Salim e Uebel já se despediram da pasta. Nesta quarta-feira, ambos deram jantares de despedida para seus aliados em Brasília. Salim, inclusive, distribuiu o livro O que é Liberalismo, de Donald Stewart Junior.