Nova Ram 1500 TRX, da Fiat Chrysler, será picape mais veloz já feita no mercado

Como uma picape 4x4 de alta velocidade, a TRX vai competir contra a popular Raptor de 450 hp da Ford

Peter Valdes-Dapena, do CNN Business,
18 de agosto de 2020 às 14:03
Nova Ram 1500 TRX: Nova Ram 1500 TRX, da Fiat Chrysler, será picape mais veloz já feita no mercado
Foto: Divulgação/Fiat Chrysler

A Fiat Chrysler acaba de revelar nos Estados Unidos a Ram 1500 TRX de 702 hp, que promete ser a picape de aceleração mais rápida já vendida por um grande fabricante de automóveis.

A Ram 1500 TRX chega pouco mais de um mês depois que a Fiat Chrysler revelou seu SUV de 702 hp, o Dodge Durango SRT Hellcat. Sob seu capô protuberante, a TRX tem basicamente o mesmo motor V8 com o supercompressor de 6,2 litros também presente no Durango Hellcat.

Originalmente desenvolvido para o Dodge Challenger Hellcat, esse motor estreou em 2015 e agora também é usado em versões de alto desempenho do sedã Dodge Charger e do Jeep Grand Cherokee SUV. Esta é a primeira vez que ele é colocado em uma picape.

Leia também:
GM lança nova S10 e acirra disputa no mercado de picapes
Seguro do T-Cross caiu 13% em julho; veja o valor das apólices dos mais vendidos
GM vai dar salário extra e carro modelo Onix a funcionário que pedir demissão

Como uma picape 4x4 de alta velocidade, a TRX vai competir contra a popular Raptor de 450 hp da Ford. Mas, graças ao enorme supercompressor V8, a Ram terá muito mais potência do que o V6 turbo de 3,5 litros do Raptor.

A Fiat Chrysler anunciou com orgulho que a Ram TRX pode ir de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 4,5 segundos. Isso garante a ela o título de picape mais rápida em produção em série, de acordo com a revista Car and Driver.

A TRX também tem um corpo forte, adequado para as demandas exclusivas de uma picape projetada para dirigir em altas velocidades em terrenos acidentados. 

Graças a alargadores do para-lama, que adicionam 20 centímetros à sua largura geral, a TRX permite o uso de pneus off-road extralargos. A altura do veículo acima do solo é de 30 centímetros, 5 centímetros a mais que a altura da picape padrão Ram 1500 com tração nas quatro rodas.

Seu sistema de suspensão foi especialmente projetado para lidar com terrenos acidentados em velocidades acima de 160 km/h. Segundo a empresa, a velocidade máxima da TRX é limitada a 189 km/h, porque não seria seguro ir mais rápido com os pneus off-road especialmente projetados para a picape. 

Parte inferior do formulário



Um “Sistema de Detecção de Salto” computadorizado reconhece quando a TRX fica no ar em movimento e controla automaticamente a potência do motor para que a transmissão e os componentes do motor não sejam danificados. O sistema também controla a potência conforme a picape pousa no solo para fornecer o melhor desempenho possível, de acordo com a Fiat Chrysler. Sistemas especiais de filtragem de ar protegem o motor da poeira e sujeira típicas dos trajetos de off-road.

A picape tem vários modos de direção que controlam a transmissão, a resposta da direção, o desempenho da tração nas quatro rodas e a rigidez da suspensão. São três os modos off-road: lama/areia, rocha e baja. O modo baja destina-se à condução em alta velocidade em superfícies irregulares.

A TRX custa a partir de US$ 75 mil nos EUA. A Fiat Chrysler produzirá 702 unidades em uma edição especial de lançamento que serão vendidos por US$ 90,3 mil – a produção na fábrica da Fiat Chrysler em Sterling Heights, Michigan, começará em outubro.

O nome TRX já havia sido usado em algumas picapes Ram para off-road e, quando dito, lembra T-Rex, o dinossauro predatório que era consideravelmente maior do que o velociraptor que deu nome ao caminhão do concorrente Ford.

“O T-Rex destrói aves de rapina”, observou Michael Koval Jr., chefe da marca de caminhões Ram da Fiat Chrysler durante uma apresentação online para jornalistas.

Não está totalmente claro qual seria o resultado real se aqueles dois dinossauros lutassem até a morte. Em um livro infantil que trata do tema (“Who Would Win: Tyrannosaurs vs. Velociraptor”, ou “Quem ganharia: Tiranossauro x Velociraptor”, em tradução livre), um dos dinossauros é morto na cena de batalha climática do final do livro, mas não vamos dar spoilers aqui.

Quanto à batalha do Ram TRX contra o Ford Raptor, essa luta está longe de terminar. A Ford revelou recentemente uma versão redesenhada da picape F-150 que serviu de base para o Raptor. A próxima evolução do Raptor também deverá ser revelada em breve.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook