Fundos imobiliários: como ter uma carteira lucrativa, mesmo com a crise


Do CNN Brasil Business, em São Paulo
08 de setembro de 2020 às 07:00
Podcast O que eu faço

CNN lança podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise

Foto: Divulgação

Os fundos imobiliários já foram assunto do podcast “O que eu faço?”. Eles são considerados investimentos mais defensivos que as ações, por exemplo. Mas, diante de uma crise sem precedentes, as estratégias de investimento devem ser postas à prova a todo momento. 

Por isso, Felipe Vaz, analista de fundos imobiliários da Santander Corretora, voltou ao podcast e deu dicas de como montar uma boa carteira e para onde olhar antes de apostar em um fundo. 

Spoiler: não existe um setor “milagroso”. A regra, como em todo tipo de investimento, é diversificar a carteira. “Eu montaria uma carteira de fundos imobiliários mesclando dois ou três tipos de investimentos. Se antes, no começo do ano, o investidor só tivesse comprado uma cota no segmento de shoppings, ele estaria sofrendo muito mais do que a média”, disse Vaz. 

Veja também:
Confira aqui todos os episódios do "O que eu faço?"

O investidor precisa ficar atento à estratégia de investimento das gestoras. Elas podem optar por focar em determinados tipos de empreendimentos, e isso vai mostrar se é uma boa – ou não – investir ali naquele momento.

Alguns, por exemplo, são focados em shopping centers. Para o investidor que quer apostar nesses, é preciso ficar de olho no desempenho do varejo. Depois da reabertura do comércio, o fluxo nos shoppings caiu muito e a taxa de ocupação também, o que interfere diretamente no preço das cotações. 

No novo episódio do podcast “O que eu faço”, Vaz falou sobre o segmento de lajes corporativas, que teve seus preços afetados pelo home office. “A distribuição de rendimentos de escritórios continua praticamente estável. É um segmento que passou bem pela crise”, avalia. 

O especialista ainda falou sobre um tipo ainda mais defensivo: os fundos de papel. Eles investem em títulos com lastro imobiliário. Para ele, vale compor a carteira com um representante dessa classe de ativos. 

Para entender mais, acompanhe o novo episódio do podcast “O que eu faço?”, comandado por Luciana Barreto, âncora da CNN, e André Jankavski, editor executivo do CNN Brasil Business. O programa pode ser ouvido no player abaixo ou no seu aplicativo de streaming preferido. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook