Reforma tributária: equipe econômica admite que não fez simulações para 1ª fase

O motivo para escolha de uma alíquota de 12% da CBS não foi explicado e não foram realizadas estimativas sobre o impacto do novo tributo nas empresas

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
11 de setembro de 2020 às 07:28 | Atualizado 11 de setembro de 2020 às 07:30
Abertura de Mercado é um podcast diário com as principais notícias econômicas
Foto: CNN Brasil

A sexta-feira (11) começa com o mercado financeiro de olho – mais uma vez – na reforma tributária. Isso porque o Congresso teve uma reação negativa à proposta enviada pelo Ministério da Economia para a criação de um novo imposto, a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). É que a equipe econômica não fez simulações sobre o impacto desse novo tributo. 

O imposto em questão vai substituir o Pis e Cofins com uma alíquota de 12%, mas o motivo da escolha dessa cota não foi explicado e não foram realizadas estimativas sobre o impacto do novo tributo nas empresas.

Depois que o site Poder 360 publicou a informação, o próprio Ministério da Economia reconheceu que o cálculo para estabelecer a alíquota de 12% não é preciso e desaconselhou os setores da economia a usarem a cota para calcular os impactos da reforma tributária nas empresas. 

Ainda no novo episódio do podcast Abertura de Mercado: o Brasil deve importar arroz de países como Estados Unidos e Tailândia. A ideia é tentar amenizar a disparada dos preços por aqui. A informação foi dada pela ministra Tereza Cristina, em entrevista à Rádio Gaúcha. 

Leia também:
'Não vou interferir no mercado', diz Bolsonaro sobre preço do arroz
Mastercard: volume de vendas no país sobe pela primeira vez desde fevereiro
Pedidos de seguro-desemprego recuaram 18,2% em agosto

O aumento no preço dos alimentos está dando o que falar e ontem, o ministério da Economia pediu explicações à pasta da Justiça sobre a decisão de questionar os supermercados e produtores sobre os reajustes recentes. 

Mais tarde, o presidente Jair Bolsonaro disse que partiu dele a autorização para o pedido de explicações aos supermercados. Mas o presidente deixou claro que não vai tabelar preços. 

Ainda sobre supermercados, mas partindo para o mundo dos negócios, o mercado financeiro gostou de saber que o GPA (PCAR3) quer desmembrar a unidade de atacarejo Assaí e realizar IPO dessa empresa. As ações do antigo Grupo Pão de Açúcar subiram 15% co ma notícia

Nos Estados Unidos, o Citigroup será o primeiro grande banco do país a ser presidido por uma mulher. Ontem, a empresa anunciou que Jane Fraser vai suceder Mike Corbat no cargo de CEO do grupo financeiro. O anúncio foi comemorado pelo setor financeiro, inclusive por concorrentes. 

Outro banco norte-americano, o JP Morgan, foi notícia ontem. A empresa convocou funcionários do alto escalão para voltar ao escritório a partir do dia 21 deste mês. A notícia coloca em dúvida aquela história de que o home office veio para ficar. 

Na agenda de hoje, é bom ficar de olho no CNN Brasil Business para acompanhar os dados sobre o ritmo do setor de serviços em julho. É importante observar os dados – que serão divulgados pelo IBGE às 9h – para entender como se recupera o último setor a reagir depois da pandemia. 

Nos Estados Unidos, saem dados sobre a inflação ao consumidor em agosto. 

Ouça o episódio desta sexta-feira no player abaixo ou no seu aplicativo de streaming preferido. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook