Perspectiva para o mercado de trabalho melhora no Brasil, segundo pesquisa

Levantamento feito pela consultoria de RH Manpowergroup indica que finanças, seguros e imobiliário são os setores mais promissores

Da CNN, em São Paulo
14 de setembro de 2020 às 23:44

Melhorou a expectativa de novas contratações pelas empresas do Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de RH ManpowerGroup, com exclusividade para a CNN. O levantamento avaliou a expectativa de aumento de quadro de funcionários em 43 países.

Taiwan aparece em primeiro lugar, com expectativa líquida de emprego --o saldo entre as projeções de contratações e demissões-- positiva em 20% para o quarto trimestre de 2020. Já o Brasil está em 33º lugar, com intenção de menos 3%. Apesar do número negativo, houve uma melhora significativa em relação ao terceiro trimestre, quando esse saldo ficou em menos 14%.

Leia também

Por novo imposto, governo trabalha em PEC para desonerar economia e igrejas

Indicador Antecedente de Emprego sobe 8,8 pontos em agosto ante julho, diz FGV

Número de inadimplentes no Fies bate recorde no 1º semestre deste ano

Os setores que mais devem contratar são os de finanças, seguros e imobiliário, com expectativa líquida de emprego de 12%, seguido pelo setor de serviços, com previsão de alta de 3%, e indústria, com expectativa negativa de 6%.

“A pesquisa mostra uma recuperação em V, como dizem alguns economistas, o que é bom, porque a retomada pode ser mais rápida, pelo menos na criação de empregos,” disse Nilson Pereira, CEO da ManpowerGroup.

(Edição do texto: Paulo Toledo Piza).