Allegro, empresa de e-commerce polonesa, aquece o mercado de IPOs da Europa

Fundado há mais de 20 anos como um adversário do eBay, a Allegro é a marca mais reconhecida de e-commerce da Europa central e suas ações disparam 60% na estreia

Anna Banacka e Anna Koper, da Reuters
12 de outubro de 2020 às 18:24
Compra online: empresa de e-commerce polonesa se tornou a companhia mais valiosa da Polônia
Foto: rupixen.com/Unsplash

As ações do grupo polonês de e-commerce Allegro subiram mais de 60% em sua estreia, nesta segunda-feira, dando à empresa um valor de mercado de quase US$ 19 bilhões na maior oferta pública inicial (IPO, em inglês) até agora este ano.

Fundado há mais de 20 anos como um adversário do eBay, a Allegro é a marca mais reconhecida de e-commerce da Europa central e seu site está atraindo 20 milhões de visitantes por mês, com consumidores comprando online durante a pandemia de Covid-19.

Leia também:
EUA estuda sanções contra o Ant Group; empresa do Alibaba não parece preocupada
Qual o segredo da Weg, empresa que produziu – além de motores – 13 bilionários?

O início forte da Allegro no mercado financeiro foi similar ao desempenho de alguns IPOs recentes nos Estados Unidos, quando as ações subiram à medida em que investidores mostravam que estavam dispostos a pagar por empresas com potencial de crescimento.

Mês passado, a empresa de e-commerce britânica The Hut Group fez a maior estreia do mercado de ações de Londres em sete anos, e o lançamento de sucesso da Allegro foi mais um sinal de aquecimento do mercado europeu de IPOs.

No entanto, o apetite dos investidores parece estar reservado a empresas de tecnologia e crescimento - setores em que a Europa é "leve" em comparação com os EUA, onde vários IPOs notórios estrearam este ano.

"A pandemia sublinhou o valor do comércio online para os consumidores e acelerou a penetração do e-commerce", afirmou Ivan Kim, analista da Xtellus Capital. "A Allegro tem uma posição bem estabelecida no mercado… e já é bem lucrativa".

As ações da Allegro fecharam o dia em 70 zlotys (US$ 18), crescimento de 63% em relação ao preço do IPO, em 43 zlotys (US$ 11), que estava na parte superior da faixa de orientação.

A Allegro imediatamente se tornou a empresa mais valiosa da Bolsa de Varsóvia, que afirmou que a empresa substituiria o mBank, do Commerzbank, em seu índice de 20 maiores empresas, WIG20, após a sessão comercial de 14 de outubro.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook