Waack: os alertas do mercado para o governo sobre a recuperação da economia

Diferentes agentes do mercado têm questionado Paulo Guedes sobre duas questões: juros e câmbio – e como eles podem afetar a recuperação da economia brasileira

Da CNN
21 de outubro de 2020 às 08:35

 

No quadro CNN Poder desta quarta-feira (21), na CNN Rádio, William Waack fala sobre os alertas que o governo tem recebido de diferentes agentes do mercado sobre duas questões: os juros e o câmbio – e como eles podem afetar a recuperação da economia brasileira.

“Lá na fundo o governo está recebendo por parte de investidores institucionais, agentes de mercados, grandes empresários, presidentes de bancos, uma série de alertas que tem a ver com números do mercado”, disse o jornalista.

“O principal deles é a antecipação da subida de juros. Como se sabe, a queda de juros no Brasil é histórica. Não tivemos registro, a minha geração, por exemplo, não se lembra de juros praticamente negativos – se a gente considerar juros contra a inflação.”

Assista e leia também:
Flexibilização de política fiscal pode afastar investidores, diz Campos Neto
Reforço na credibilidade fiscal é que achatará curva de juros, diz Campos Neto
Bolsa volta aos 100 mil pontos em alta puxada por bancos; dólar sobe a R$ 5,61

Waack alerta, porém, para a possibilidade de o país perder essa importante “janela” para a recuperação econômica.

“Boa parte do que se espera que aconteça na economia brasileira vem de acesso ao crédito em condições melhores e que não dependam, exclusivamente, do intervencionismo de bancos públicos como aconteceu no mais recente governo petista, da Dilma [Roussef]”, afirmou.

 “O ministro Paulo Guedes participou na manhã de terça-feira (20) de um enorme evento internacional com investidores ao redor do mundo. E ele foi apertado nessas questões: dos juros e do câmbio. E essas duas têm uma conexão direta com um problema que a política não está conseguindo resolver: a questão fiscal.”

Para Waack, a impressão é que o governo não tem muito claro como conduzir a recuperação fiscal. “O Guedes diz que é em V, mas que o pessoal do mercado quer é ver acontecer.

William Waack conduz o CNN Poder, na Rádio CNN
Foto: CNN Brasil

(Edição: André Rigue)