Daniela Lima: Com crise se aproximando, Guedes vai para cima dos bancos

Para a jornalista, é preciso 'colocar ordem na casa' e acabar com a 'bateção de cabeça' nos ministérios e entre os aliados do governo federal

Da CNN
30 de outubro de 2020 às 11:23

No quadro Em Off desta sexta-feira (30), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa as críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a quem chamou de "casa de lobby" e acusou de financiar estudos para enfraquecer o Teto de Gastos

“A gente tem falado da necessidade de uma organização mínima de pauta para enfrentar a crise que vai vir por aí. A crise que se avizinha, não só Brasil, mas no mundo, é duríssima”, disse. 

E, mesmo diante desse cenário, o ministro da Economia vai para cima dos bancos, afirmou a jornalista, citando trecho da fala de Guedes durante  audiência pública da Comissão Mista da Covid-19, na quinta-feira (29):

“A Febraban é uma casa de lobby, muito honrada, muito justo o lobby, mas tem que estar escrito na testa: 'lobby bancário', que é para todo mundo entender do que se trata, inclusive financiando estudos que não tem nada a ver com a atividade de defesa de transações bancárias (...) financiando ministro gastador, para ver se fura o teto, para ver se derruba o outro lado".

Assista e leia também:
Guedes acusa Febraban de bancar estudos para enfraquecer o Teto de Gastos
Estudo apoiado pela Febraban prevê investimentos privados
Raquel Landim: Por que os bancos teriam interesse em derrubar o teto de gastos?

Para Daniela, neste trecho final o ministro sugeriu que a Febraban estaria envolvida em uma disputa que colocaria em risco a própria permanência de Guedes no cargo.

“A gente está falando disso num país onde a concentração bancária, sem fazer juízo de valor se é bom ou ruim, é enorme - são quatro o cinco famílias que detém bastante poder e são as credoras da dívida pública em um país onde essa preocupação virou uma das questões centrais no mundo dos investidores”, explicou Daniela.

“A questão é a seguinte: precisa colocar ordem na casa. Da pasta mais forte, mais importante, até o deputado que deveria ser a linha de frente do governo, tem bateção de cabeça e o país, infelizmente, não pode ter esse tipo de episódio mais.”

Quadro Em Off, com Daniela Lima, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil