Guedes: dólar vai cair com o sucesso nas reformas estruturais e marcos legais

Segundo o ministro, o retorno em massa dos investimentos estrangeiros será a garantia de que o Brasil retomou o crescimento econômico

Anna Russi, do CNN Brasil Business, em Brasília
13 de novembro de 2020 às 11:53 | Atualizado 13 de novembro de 2020 às 11:54
Dólar: moeda acumula alta de 35% no ano
Foto: Ricardo Moraes/Reuters


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o real só voltará a se valorizar em relação a outras moedas após o sucesso da aprovação de reformas estruturais, bem como dos novos marcos legais em setores da infraestrutura, como saneamento, gás natural e cabotagem.

A ideia é de que essas mudanças tornem o Brasil um país mais atrativo para investimentos externos, de forma que o crescimento econômico seja baseado nos recursos privados estrangeiros e nacionais. 

"O câmbio vai descer quando houver sucesso para atrair investimentos externos. Quando, finalmente, investimentos externos entrarem para nos ajudar na construção da infraestrutura, nas concessões e nas privatizações, aí sim o câmbio desce", afirmou o ministro, durante o 39º encontro nacional do comércio exterior.

Leia também:
Prévia do PIB avança 9,47% no 3° trimestre e indica saída da recessão
Agronegócio brasileiro quer construir pontes com Joe Biden

Segundo ele, o retorno em massa dos investimentos estrangeiros será a garantia de que o Brasil retomou o crescimento econômico. "Com investimentos domésticos porque os juros estão baixos e investimos em construção civil, capacidade industrial — máquinas e equipamentos — e, ao mesmo tempo, com retorno dos investimentos externos em massa para nos ajudar a expandir essa infraestrutura brasileira", reforçou. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook