Tesla, Uber: Empresas criam lobby para acelerar mercado de carros elétricos

Grupo vai defender regras de emissões mais rígidas e padrões de desempenho que permitirão a 'eletrificação completa' até 2030

Reuters
18 de novembro de 2020 às 13:54
Model 3, um dos carros mais populares da Tesla
Foto: Divulgação

Algumas grandes empresas dos Estados Unidos (EUA), como a Tesla, a Uber e outras, informaram que estão iniciando um novo grupo para fazer lobby por políticas nacionais para impulsionar as vendas de veículos elétricos.

A Zero Emission Transportation Association quer aumentar os incentivos aos consumidores de veículos elétricos e encorajar o fim de veículos movidos a gasolina. O grupo também defende regras de emissões mais rígidas e padrões de desempenho que potencialmente permitirão a eletrificação completa até 2030.

Sob o governo Donald Trump, a Casa Branca rejeitou novos créditos fiscais para veículos elétricos, pois propôs eliminar os créditos existentes e tornar mais fácil a venda de veículos que consomem muita gasolina.

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O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, promete novos incentivos fiscais, incluindo novos descontos para comprar veículos elétricos e uma forte expansão das redes de recarga, medidas políticas que as montadoras há muito defendem.

O presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, disse que o grupo apoiará "o trabalho da Uber para passar 100% de suas corridas para veículos elétricos (nos Estados Unidos), cidades canadenses e europeias até 2030 e atingir emissão zero em 2040."

Montadoras dos Estados Unidos venderam 326.000 veículos elétricos em 2019, representando cerca de 2% do total das vendas de automóveis nos Estados Unidos. A Tesla vendeu quase 60% do total.

Outros membros do grupo incluem ConEdison, Duke Energy, PG&E, além de empresas de recarga de baterias de elétricos como Chargepoint e EVgo. Também fazem parte Albemarle, a maior produtora mundial de lítio para baterias de veículos elétricos, Piedmont Lithium e Siemens.