TIM lança teclado consciente, que alerta para uso de expressões racistas

A ferramenta é compatível com qualquer aplicativo de comunicação, como WhatsApp, redes sociais, plataformas de e-mail, entre outros

Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business
18 de novembro de 2020 às 06:00
A cantora Iza em propaganda da TIM: artista fará parte da campanha do teclado da operadora
Foto: TIM/Divulgação

As pautas levantadas pelos movimentos antirracistas estão repercutindo como nunca dentro das empresas. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, a TIM (TIMS3) lança uma iniciativa para tentar reduzir o uso de expressões preconceituosas na internet. O teclado consciente, como é chamado, alerta as pessoas sobre o uso de palavras e expressões racistas e indica também a origem delas.  

A ferramenta é compatível com qualquer aplicativo de comunicação, como WhatsApp, redes sociais, plataformas de e-mail, entre outros. A exibição do alerta é semelhante à das correções ortográficas com as quais os usuários já estão habituados.

Leia também:
A TIM tá on: ação tem potencial para subir mais de 50%, dizem analistas
TIM e Fiat fecham parceria para carros conectados a partir de 2021

O teclado é uma criação da agência HavasPlus em parceria com acadêmicos e profissionais negros da consultoria Vírgula. Ele pode ser baixado em smartphones de qualquer operadora e está disponível tanto para iOS quanto para Android.

Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM, explica que a iniciativa tem um propósito educativo. “Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”.   

Campanha 

O novo teclado digital terá uma campanha de divulgação estrelada por personalidades negras que frequentemente tratam do tema do racismo, como a cantora Iza, que já é garota-propaganda da TIM, e o youtuber e humorista, Yuri Marçal. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook