União Europeia vai impor às 'big techs' transparência a respeito do uso de dados

As empresas com mais de 45 milhões de usuários terão que melhorar seu policiamento nas redes sociais, respondendo a algumas medidas regulatórias

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
11 de dezembro de 2020 às 07:11
Capa do podcast Abertura de Mercado
Foto: CNN Brasil

 

A quinta-feira foi um dia de estreias e disparadas nas bolsas de valores em Nova York e em São Paulo. O Airbnb levantou US$ 3,5 bilhões na maior oferta inicial de ações (conhecida pela sigla em inglês IPO) do ano de uma empresa que opera nos Estados Unidos. Além disso, o papel subiu quase 113% a US$ 144,71.

Do lado de baixo do Equador, também foi dia de estreia das ações da Rede D’Or (RDOR3) -- que controla os hospitais D’Or no Rio de Janeiro e São Luiz em São Paulo. Os papéis subiram 7,73%.

Ainda sobre o bom momento da bolsa, o IPO da CSN Mineração deve acontecer até meados de fevereiro do ano que vem. 

No episódio de hoje:

- Economistas dizem que o preço de boa parte dos alimentos é reflexo da alta de preços no mercado internacional, da alta do dólar e do aumento da demanda interna. Se o preço interno não sobe, os produtores preferem exportar - já que ganham mais reais pelo mesmo produto. Então, para não faltar comida aqui dentro, toda a cadeia acaba praticando preços equivalentes aos praticados no exterior.

- O analista de política Igor Gadelha teve acesso ao texto da proposta que Paulo Guedes negocia com o senador Márcio Bittar. Entre os pontos, estão o corte de incentivos fiscais e a desvinculação dos chamados fundos setoriais. Além disso, sugere a criação de uma espécie de gatilho: toda vez que a União, os estados ou os municípios gastarem mais de 95% de sua receita com salários de servidores, os reajustes salariais poderão ser travados.

- Ainda de olho no ajuste de contas, o governo Bolsonaro vetou um projeto de lei que prestaria socorro a empresas de transporte público.

- O mundo financeiro banqueiro lamentou a morte de Joseph Safra, principal nome do grupo que leva seu sobrenome, aos 82 anos. Sob o comando do seu José - como ele gostava de ser chamado - o grupo Safra se tornou o quarto maior grupo financeiro privado do Brasil.

- Por falar em grandes grupos, a União Europeia vai impor às big techs que operam no bloco transparência a respeito do uso de dados, segundo reportagem do Financial Times. As empresas com mais de 45 milhões de usuários terão que melhorar seu policiamento nas redes sociais, respondendo a algumas medidas regulatórias. Caso descumpram as regras, a multa poderá chegar a 6% de seu faturamento total.

Na agenda desta sexta-feira, o evento mais importante do dia é a divulgação do desempenho do setor de serviços no mês de outubro.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook