Jeans airbag e coletes tecnológicos podem melhorar segurança de motoqueiros

Andar de moto é muito mais perigoso do que dirigir um carro. A boa notícia é que inovações em airbags podem ajudar a manter os motoqueiros seguros

Por Katy Scott, do CNN Business
22 de janeiro de 2021 às 16:07

Um protótipo do jeans airbag, desenvolvido pela Airbag Inside Sweden AB

Foto: Divulgação

Orleans, França (CNN Business) – O ato de andar de moto, de se equilibrar sobre duas rodas sem um escudo protetor, é muito mais perigoso do que o de dirigir um carro. Nos Estados Unidos, por exemplo, os motociclistas estão sob um risco 28 vezes maior de morrer em um acidente que ocupantes dos carros.

A boa notícia é que inovações em airbags podem ajudar a manter os motoqueiros seguros.

O artista Moses Shahrivar projetou sua primeira calça jeans para motociclistas em colaboração com a Harley-Davidson Suécia há 16 anos. A peça tinha um forro protetor de couro. Agora, ele está levando a ideia um passo adiante. Sua empresa, a Airbag Inside Sweden AB, desenhou um protótipo de jeans superfortes que têm airbags escondidos dentro das pernas.

O usuário amarra o jeans à motocicleta e, se cair, os airbags são acionados, enchendo-se de ar comprimido e diminuindo o impacto na parte inferior do corpo. Segundo Shahrivar, o airbag pode, então, ser esvaziado, recarregado com gás e remontado no jeans para ser usado novamente.

A Airbag Inside Sweden AB está em processo de certificação dos jeans de acordo com os padrões europeus de saúde e segurança e os está submetendo a uma série de testes de colisão.

A empresa arrecadou € 150 mil (cerca de R$ 997 mil) da União Europeia para desenvolver a ideia e espera lançar o jeans no mercado em 2022. Enquanto isso, a empresa francesa CX Air Dynamics lançou uma campanha de crowdfunding para desenvolver uma ideia semelhante.

Shahrivar diz que é a primeira vez que esse tipo de proteção estará disponível para a parte inferior do corpo.

Coletes airbag

A tecnologia equivalente para a parte superior do corpo existe há mais de 20 anos. Os coletes de airbag para motoqueiros podem ser ajustados sob uma jaqueta e protegem o peito, pescoço e, às vezes, as costas.

As primeiras versões eram atadas à moto, como os jeans de Shahrivar, mas, mais recentemente, foram desenvolvidos airbags eletrônicos autônomos, que usam sensores de alta tecnologia para detectar quando o piloto está prestes a cair.

Entre eles está um sistema criado pela empresa francesa In&motion, que começou a projetar airbags vestíveis para esquiadores profissionais em 2011 e, desde então, adaptou a tecnologia para motoqueiros. Em vez de usar uma corda para acionar airbags, ela criou um “cérebro” que consiste em um GPS, giroscópio e acelerômetro. Um pouco maior que um smartphone, esta caixa é colocada nas costas de qualquer colete compatível.

A In&motion fabrica coletes airbag tecnológicos
Foto: Divulgação

“Os sensores medem os movimentos em tempo real e o algoritmo é capaz de detectar uma queda ou um acidente e inflar o airbag pouco antes de uma colisão", disse Anne-Laure Hoegeli, gerente de comunicação, ao CNN Business.

A caixa mede a posição do piloto 1.000 vezes por segundo. Assim que um “desequilíbrio irrecuperável” é detectado, o airbag dispara e se infla totalmente para proteger o tórax, abdômen, pescoço e coluna do usuário, explica Hoegeli. Isso leva apenas 60 milissegundos.

A In&motion levantou recentemente € 10 milhões (cerca de R$ 66 milhões) em financiamento para expansão dos negócios na Europa e nos Estados Unidos.

Embora a operação básica seja semelhante a outros airbags eletrônicos no mercado, a empresa francesa tem um serviço de assinatura acessível, como explica Emma Franklin, editora adjunta da revista “Motorcycle News”. “O sistema deles tornou os airbags mais acessíveis para as pessoas comuns", disse Franklin ao CNN Business.

Os motoqueiros podem comprar a caixa por US$ 400 (cerca de R$ 2.100) ou alugá-la na In&motion por cerca de US$ 120 (cerca de R$ 655) ao ano. Os usuários na França também têm acesso a uma configuração que liga para os serviços de emergência em caso de acidente.

A proteção do airbag já é obrigatório no MotoGP e no Rally Dakar deste ano, mas ainda não é um requisito legal para motociclistas nas ruas e estradas. Franklin acredita que os airbags são uma inovação importante em segurança.

Richard Frampton, professor sênior de segurança veicular na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, conta que não houve muita pesquisa acadêmica sobre a eficácia dos coletes airbag para motoqueiros, já que eles ainda são relativamente novos. Mas ele lembrou da pesquisa do Instituto Francês de Ciência e Tecnologia para Transporte, Desenvolvimento e Redes, que descobriu que coletes de airbag oferecem boa proteção em velocidades de impacto inferiores a cerca de 30 a 40 quilômetros por hora.

“Pelas poucas pesquisas, estudos de caso e artigos que vi, eles parecem ser um dispositivo muito útil”, opina Frampton. “Sou a favor deles. O tórax, o pescoço e a coluna são áreas onde você pode ter lesões fatais”.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).