Silva e Luna foi considerado "exemplar" por Bolsonaro na gestão de Itaipu

General indicado para presidência da Pretrobras ocupa direção-geral brasileira de Itaipu Binacional desde 2019 e completa dois anos no cargo no próximo domingo

Fernando Nakagawa
Por Fernando Nakagawa, CNN  
19 de fevereiro de 2021 às 20:46

 

Foto: Alan Santos/PR

O indicado para ocupar a presidência da Petrobras tem sido elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro nos últimos meses. O general Joaquim Silva e Luna ocupa a direção-geral brasileira de Itaipu Binacional desde 2019 e completa dois anos no cargo no próximo domingo. A gestão foi classificada como "exemplar" por Bolsonaro. 

A boa relação entre o general Silva e Luna e o presidente Bolsonaro tem sido destacada pela própria usina de Itaipu no material de comunicação ao público. “Em vários pronunciamentos, reuniões ministeriais e lives, o presidente Bolsonaro fez referência à atual gestão da margem brasileira da usina como ‘exemplar’”, cita um texto publicado mais cedo, nesta sexta-feira. 

“Em pouco mais de dois anos de mandato, o presidente esteve oito vezes no Paraná. E ele retorna a Foz do Iguaçu neste dia 25, a sua quinta agenda na cidade desde o início de seu mandato”, exemplifica o texto da estatal. Essa quinta viagem de Bolsonaro, programada para a semana que vem, é para o lançamento do projeto de revitalização da linha de transmissão de Furnas, que leva energia de Itaipu para o sudeste e centro-oeste do Brasil.

O texto menciona, ainda, que nos dois anos da gestão de Silva e Luna “Itaipu fez e anunciou tudo o que era reivindicado há muitos anos pela região, mas que ficava muitas vezes apenas em vagas promessas”. O material divulgado diz que “em consonância com as diretrizes do governo do presidente Jair Bolsonaro, e graças também à boa relação institucional com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e com as prefeituras de Foz do Iguaçu e do Oeste paranaense, Itaipu imprimiu uma marca: uma usina de entrega de obras concretas e ações sociais”.