Inflação acima da meta é cada vez mais realidade: como isso impacta a retomada

No novo episódio do Abertura de Mercado, o economista Fábio Romão, da LCA, explica como a recente alta de preços pode ser prejudicial para a economia

André Jankavski, do CNN Brasil Business, em São Paulo
02 de março de 2021 às 06:33
Abertura de Mercado André Jankavski
Foto: CNN/Divulgação

Saiu o Boletim Focus do Banco Central, e com ele os dados da projeção do IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo de 2021. Esse índice mede a inflação oficial do país, e assim como muitos analistas e bancos previam, houve um aumento na inflação de 3,87%. Já é o oitavo mês consecutivo que o IPCA sofre aumento, e espera-se que esse número aumente até o final de 2021.

Neste episódio do Abertura de Mercado, você vai entender como o aumento da inflação e o aumento dos juros vão impactar no cotidiano das pessoas neste ano. Para ajudar a explicar isso, participa da conversa Fábio Romão, economista da consultoria LCA.

Junto com esse dado, uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrou que mais de 75 mil lojas fecharam as portas em 2020. Não se via algo assim desde 2016 quando mais de 100 mil lojas também declararam falência.

Ouça também neste episódio sobre os aumentos publicados pela Petrobras, como eles impactam dentro e fora dos postos de gasolina, e sobre como os avanços econômicos dos EUA estão influenciando a bolsa de valores.