Corretora lista as 10 ações que devem pagar mais dividendos em 2021; confira

Na lista, aparecem quatro empresas do setor energético, historicamente bom pagador de dividendos

Matheus Prado, do CNN Brasil Business, em São Paulo
07 de abril de 2021 às 05:00
Painel financeiro na sede da Bolsa de Valores de São Paulo
Foto: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

A corretora Guide investimentos compilou as 10 empresas listadas na B3 que possuem os maiores dividend yields estimados pelo mercado para 2021. Os dados foram obtidos por meio da Bloomberg com preços de 31 de março.

Dividend Yield ou Rendimento de Dividendo é um indicador utilizado para determinar a magnitude dos dividendos distribuídos por uma empresa em relação ao preço da ação negociado em bolsa. Ou seja, a conta é feita com o dividendo a ser distribuído dentro de um ano dividido pelo preço atual da ação.

"Com isso, podemos comparar o investimento numa companhia com outros tipos de ativos que distribuem retornos fixos e periódicos", explica o analista Luis Sales no relatório.

Veja as companhias mais bem cotadas abaixo.

Na lista, aparecem quatro empresas do setor energético, historicamente bom pagador de dividendos. "Isso ocorre porque é um segmento em que há dificuldades de crescimento, então faz muito mais sentido para essas empresas investir em Capex (maquinário) e depois repassar dividendos aos acionistas", diz Henrique Esteter, analista da Guide. As exceções são empresas como Equatorial e Ômega, que estão buscando avançar em energias renováveis.

"Mas o DY é uma relação atual com o preço das empresas e estamos acompanhando uma performance fraca das empresas de energia e saneamento na bolsa devido à abertura da curva de juros", diz Esteter.

"Com o juro longo cada vez mais elevado, o investidor prefere migrar para renda fixa com garantias de retorno no longo prazo. Isso faz com que essas empresas tenham performance mais fraca, os preços caiam, e posteriormente o DY se eleve e busque atingir patamares próximos ao que o juro longo está pagando para atrair investidores."