TikTok anuncia diretor financeiro da ByteDance como novo CEO do aplicativo

Shouzi Chew substitui Vanessa Pappas, que atuou como chefe interina do TikTok e vai assumir a função de diretora operacional

Michelle Toh, do CNN Business
03 de maio de 2021 às 13:38 | Atualizado 03 de maio de 2021 às 13:40
Celular com logo do TikTok
Celular com logo do TikTok
Foto: Antonbe/Pixabay

 

O TikTok finalmente nomeou um novo presidente-executivo, oito meses depois que seu ex-CEO deixou o cargo com as ameaças de que os Estados Unidos proibiriam o uso do aplicativo.

A empresa anunciou que nomeou Shouzi Chew como CEO. Ele ingressou na empresa no início deste ano como diretor financeiro da ByteDance, proprietária chinesa da TikTok. Ele já havia sido um alto executivo da Xiaomi, fabricante chinesa de smartphones, de acordo com seu perfil no LinkedIn.

Vanessa Pappas, que atuou como chefe interina do TikTok, está assumindo a função de diretora operacional do TikTok.

"A equipe de liderança de Shou e Vanessa prepara o terreno para um crescimento sustentado", disse o CEO da ByteDance, Yiming Zhang, em um comunicado.

"Shou traz um profundo conhecimento da empresa e da indústria, tendo liderado uma equipe que estava entre nossos primeiros investidores e trabalhando no setor de tecnologia por uma década. Ele irá adicionar profundidade à equipe, com foco em áreas como governança corporativa e iniciativas de negócios de longo prazo."

Chew vai permanecer em Cingapura, o que sugere que a empresa não sente mais a necessidade de um líder nos Estados Unidos.

No ano passado, o TikTok chegou a contratar um executivo americano — o veterano da Disney Kevin Mayer — para o principal cargo da empresa, em uma ação que foi amplamente vista como uma tentativa de conquistar legisladores dos EUA.