Petrobras fecha acordo de coparticipação do campo de Itapu com Pré-Sal Petróleo

As negociações foram iniciadas logo após a licitação, ocorrida em 6 de novembro de 2019

Gabriel Araujo, da Reuters
12 de julho de 2021 às 10:15
Petrobras
Foto: Mario Tama / Equipe / Getty Images

A Petrobras informou nesta segunda-feira (12) que assinou com a estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) acordo de coparticipação do campo de Itapu, que regulará a coexistência dos contratos de cessão onerosa e partilha no ativo, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.

De acordo com fato relevante, foram alinhadas participações de 51,7% para a cessão onerosa, com volume recuperável total de 350 milhões de barris de óleo equivalente (boe), e 48,3% para partilha de produção, com volume recuperável de 319 milhões de boe.

"As negociações foram iniciadas logo após a licitação, ocorrida em 6 de novembro de 2019, em que a Petrobras adquiriu 100% dos direitos de exploração e produção do volume excedente da Cessão Onerosa do campo de Itapu", afirmou a petroleira.

"O valor da compensação total devida ao Contrato de Cessão Onerosa (100% Petrobras) pelo Contrato de Partilha de Produção é de aproximadamente US$ 1,274 bilhão que será integralmente recuperado como Custo em Óleo pela Petrobras, como contratada", acrescentou a companhia.

A efetividade do acordo ainda está sujeita à aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).