Reação à fala do BC sinaliza que mercado deixou política de lado de novo

Expectativa do mercado com movimentações no Congresso acabou se voltando para a fala do diretor do Banco Central sobre inflação

do CNN Brasil Business*, em São Paulo
13 de julho de 2021 às 05:00
Abertura de Mercado
Abertura de Mercado
Foto: CNN

Na segunda-feira (12), a fala de Bruno Serra, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), durante um webinar acabou impactando nos juros futuros, que reagiram pra cima na mesma hora, e no dólar, que teve mais um empurrão para baixo. 

Bruno comentou que o cenário é perigoso para a inflação, e que este talvez seja o momento mais crítico para o Banco Central saber como a economia vai funcionar no pós-pandemia. Com isso, cresce a expectativa para a alta dos juros na próxima reunião do Copom.

 

E muitos outros assuntos estão correndo pelas casas do governo. Seja com as mudanças no Imposto de Renda, uma das fatias da reforma tributária, ou com a batata quente chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias, muita coisa fica no impasse vai-não-vai.

O relator da LDO se posicionou, dizendo achar muito improvável que o texto seja votado antes do recesso parlamentar, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que as sessões não serão interrompidas caso a matéria não avance.

Neste episódio do podcast Abertura de Mercado, a analista de economia da CNN Thaís Herédia ouve especialistas sobre esses e outros temas que mexem com a economia e influenciam o mercado.

*Publicado por Ana Carolina Nunes