Yellen diz estar "satisfeita" com adiamento de imposto digital da União Europeia

"Os países concordaram em revogar as medidas existentes e evitar a adoção de futuras taxas digitais que seriam discriminatórias", afirma a secretária

David Lawder, Reuters
13 de julho de 2021 às 12:25
Janet Yellen foi a indicada de Biden para a Secretaria do Tesouro
Janet Yellen foi a indicada de Biden para a Secretaria do Tesouro
Foto: REUTERS/Leah Millis

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse à Reuters nesta terça-feira (13) estar satisfeita com a decisão da Comissão Europeia de adiar seu anúncio de uma taxa digital proposta da UE, porque isso permitirá que o trabalho em um acordo tributário corporativo global seja finalizado.

Falando à Reuters depois de se encontrar com autoridades da UE em Bruxelas, Yellen disse ser prudente para a Comissão esperar pelos parâmetros finais do acordo da OCDE para realocar direitos de taxação para grandes multinacionais antes de avançar com seu próprio imposto.

"Fiquei satisfeita com a decisão deles de adiar a introdução disso", disse Yellen em entrevista. "Estamos no meio da tentativa de finalizar um acordo. Os países concordaram em revogar as medidas existentes e evitar a adoção de futuras taxas digitais que seriam discriminatórias."

Na segunda-feira, a Comissão Europeia disse que vai adiar seu imposto digital, eliminando uma potencial barreira para o acordo de imposto global mais amplo.