Binance deixa de vender tokens digitais de ações com aumento de repressão global

As críticas globais ao setor de criptomoedas cresceu em meio às preocupações com a proteção de dados e lavagem de dinheiro

Tom Wilson, da Reuters
16 de julho de 2021 às 15:45
Ações
Ações
Foto: Yuichiro Chino / Getty Images

 A Binance disse nesta sexta-feira (16) que parou de vender tokens digitais vinculados a ações, com o movimento do regulador financeiro de Hong Kong sendo o mais recente de uma série de ações em várias partes do mundo para reprimir as ofertas de "tokens de ações" da plataforma de criptomoeda.

Os tokens de ações são versões digitais de ações indexadas ao valor da ação real. Eles geralmente são comprados e vendidos em unidades fracionárias, ao contrário das ações tradicionais.

"Com efeito imediato, os tokens de ações não estão disponíveis para compra no Binance.com", disse a bolsa de ativos digitais em seu site, acrescentando que encerraria todo o suporte para os produtos em outubro.

 

O escrutínio global do setor de criptomoedas cresceu em meio às preocupações com a proteção do consumidor e o uso de moedas digitais para lavagem de dinheiro, com as autoridades nos últimos meses se concentrando na Binance, uma das maiores plataformas do mundo.

A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira que a Binance não estava licenciada para realizar atividades regulamentadas na cidade. Oferecer tokens de ações ao público de Hong Kong sem autorização poderia ser um delito, acrescentou.

"Qualquer pessoa que infringir uma disposição relevante pode ser processada e, se condenada, sujeita a sanções criminais", disse a SFC.

A mudança ocorreu um dia depois de os reguladores italianos fazerem um anúncio semelhante.

Não ficou claro se os reguladores globais coordenaram seus movimentos, o que criou uma pressão mundial sem precedentes sobre uma grande empresa de criptomoeda.

A Binance, a maior bolsa do mundo em volume de negociação à vista no mês passado, oferece uma ampla gama de serviços aos usuários, desde criptomoeda à vista e negociação de derivativos até carteiras digitais e tokens de ações.