Lucro da Samsung salta 53% no 2º tri, sinaliza fabricante, superando previsões

A maior fabricante mundial de chips de memória e smartphones disse que o lucro no trimestre encerrado em 30 de junho foi de US$ 11 bilhões

Por Joyce Lee e Heekyong Yang, da Reuters
16 de julho de 2021 às 16:22 | Atualizado 16 de julho de 2021 às 16:37
 Samsung
Samsung
Foto: Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

 A Samsung Electronics divulgou nesta quarta-feira um provável salto de 53% no lucro operacional do segundo trimestre, superando as estimativas do mercado devido aos fortes preços e demanda dos chips, apesar da queda nas vendas de smartphones.

A maior fabricante mundial de chips de memória e smartphones disse que o lucro no trimestre encerrado em 30 de junho foi de 12,5 trilhões de wones (US$ 11 bilhões), acima do Refinitiv SmartEstimate de 11,3 trilhões de wones. Se confirmado no final deste mês, seria o maior lucro do gigante da tecnologia no segundo trimestre desde 2018.

O resultado ressalta a crescente demanda por chips que esgotou os estoques em meio a uma pandemia de apetite do consumidor por eletrônicos e recuperação do investimento em data centers.

As remessas de chips de memória da Samsung, especialmente para chips DRAM amplamente usados em servidores, telefones celulares e outros dispositivos de computação, foram maiores do que o esperado, contribuindo para os lucros de chips que superaram uma queda acentuada de trimestre a trimestre nas remessas de smartphones.

A receita cresceu cerca de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 63 trilhões de wones, disse a Samsung.