90% dos hotéis de Beirute estão danificados, diz agência estatal

Ministro da Economia do Líbano afirma que é cedo para saber os números exatos do impacto nas atividades econômicas do país

Beirute: imagens de antes e depois da explosão em região portuária no Líbano
Beirute: imagens de antes e depois da explosão em região portuária no Líbano Foto: Reuters

Nada AlThaher e Schams Elwazer, da CNN

Ouvir notícia

A explosão no porto de Beirute na terça-feira (4) danificou 90% dos hotéis da capital libanesa, informou a agência de notícias estatal NNA nesta quarta-feira (5) por meio de Pierre Achkar, presidente da Federação Hoteleira de Turismo do Líbano. A área portuária foi fortemente danificada pela explosão.

Beirute atraiu um número crescente de turistas nos últimos anos. O Líbano somou cerca de dois milhões de visitantes em 2018.

Além do turismo, muitas outras atividades econômicas foram atingidas devido à explosão. 

“O impacto na economia é enorme e o porto foi praticamente apagado”, disse o ministro da Economia do Líbano, Raoul Nehme, CNBC Arabia nesta quarta-feira (5), acrescentando ser muito cedo para avaliar completamente a escala dos danos à economia.

“Ninguém pode saber os números agora. Um bilhão [dólares], dois bilhões, três, cinco, dez – não podemos saber. É muito cedo. Mas é muito alto e mais do que nossa capacidade”, acrescentou. 

As circunstâncias da explosão ainda estão em investigação, mas é considerado provável que a origem tenha sido um armazém de nitrato de amônio, composto geralmente utilizado como fertilizante e que tem potencial explosivo.

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN