Ações judiciais contra Facebook podem forçar venda do Instagram e WhatsApp

Facebook se torna a segunda grande empresa de tecnologia a enfrentar um grande processo judicial neste semestre

Por Diane Bartz, Nandita Bose, David Shepardson, da Reuters

Ouvir notícia

 

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA e quase todos os estados norte-americanos entraram com processo contra o Facebook Inc. nesta quarta-feira(9), dizendo que a empresa infringiu a lei antitruste e deveria ser potencialmente desmantelada.

Com o ajuizamento dos dois processos, o Facebook se torna a segunda grande empresa de tecnologia a enfrentar um grande processo judicial neste semestre.

Leia também 
Faturamento do e-commerce paulista deve crescer 32% em 2020, diz FecomercioSP
Google encerrará proibição de anúncios políticos em 10 de dezembro

 

Ilustração com logo do Facebook
Ilustração com logo do Facebook
Foto: Johanna Geron/Reuters

 A FTC disse em um comunicado que buscaria uma liminar que“poderia, entre outras coisas: exigir a alienação de ativos, incluindo Instagram e WhatsApp”.

Em sua acusação, a coalizão de 46 estados, mais Washington,DC e Guam, também pediu que as aquisições do Instagram e do WhatsApp pelo Facebook fossem consideradas ilegais.

“Por quase uma década, o Facebook usou seu domínio e poder de monopólio para esmagar rivais menores e extinguir a concorrência, tudo às custas dos usuários comuns”, disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James.

James afirmou que a empresa usou grandes somas de dinheiro para adquirir esses rivais antes que eles pudessem ameaçar o domínio da empresa.

O Facebook disse que está analisando as acusações antitrustedo FTC e dos estados.A empresa disse que o governo “agora quer uma reformulação sem levar em conta o impacto que o precedente
teria na comunidade empresarial mais ampla ou nas pessoas que escolhem nossos produtos todos os dias”.

Em outubro, o Departamento de Justiça dos EUA processou o Google, da Alphabet Inc, acusando a empresa com valor estimado em US$ 1 trilhão de usar seu poder de mercado para afastar rivais.

Os processos judiciais são as maiores ações antitruste em uma geração, comparáveis ao processo contra a Microsoft Corp em 1998.

O governo federal acabou resolvendo o caso aberto nos anos 90, mas os anos de disputas judiciais e a ampla investigação antitruste impediram a empresa de frustrar o crescimento dos concorrentes e é responsável por abrir o caminho para o crescimento explosivo da internet.

As ações do Facebook caíram até 3% após a notícia antes de reduzir as perdas. Na última contagem, haviam caído 1,7%.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN