Adidas divulga campanha com 25 pares de seios nus para promover top esportivo

Sob o slogan "#ApoioÉTudo", empresa defende que novo modelo de sutiã é ideal para "seios de mulheres de todas as formas e tamanhos"

Novo sutiã de vestuário esportivo da Adidas vira polêmica após postagem no Twitter expondo 25 pares de seios nus
Novo sutiã de vestuário esportivo da Adidas vira polêmica após postagem no Twitter expondo 25 pares de seios nus Adidas/Divulgação

Parija Kavilanzdo CNN Business*

em Nova York

Ouvir notícia

A Adidas lançará em breve uma nova linha de sutiãs esportivos, mas um de seus anúncios não mostra o sutiã. Em vez disso, a Adidas twittou uma grade de fotos de 25 pares de seios nus, em forma natural e diversa.

A empresa de vestuário esportivo fixou o anúncio em sua página do Twitter na última quarta-feira (9), sob um link que se conecta à coleção de sutiãs para quem chegar até tão longe. O slogan do anúncio: #SupportisEverything (#ApoioÉTudo, em tradução livre).

“Acreditamos que os seios das mulheres de todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto”, diz a Adidas na campanha. “É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o ajuste certo.”

O anúncio era obviamente para chamar a atenção e, sem surpresa, se tornou viral. A Adidas gerou muita discussão –embora talvez não tanto sobre sutiãs esportivos ou essa nova coleção específica quanto a empresa poderia esperar.

Mulheres e homens no Twitter avaliaram a jogada de marketing da Adidas –com reações decididamente mistas.

Alguns usuários do Twitter, principalmente mulheres consumidoras, disseram que prefeririam ver os sutiãs em vez dos seios. Outros disseram que o anúncio era inapropriado, ou que os pegou desprevenidos e os confundiu. E alguns usuários disseram que era ousado e aplaudiram a Adidas por isso.

Em um comunicado à CNN Business, a Adidas disse: “Um sutiã esportivo é a peça de roupa de treino mais importante para quem tem seios”.

“A confiança e o apoio que ele oferece podem ter um impacto significativo no desempenho de alguém e na capacidade de manter o esporte. A galeria foi projetada para mostrar como os seios são diversos, apresentando diferentes formas e tamanhos que destacam por que o suporte personalizado é fundamental”, disse o comunicado.

O especialista em marketing e branding David Placek, cujos clientes incluem Apple, Coca-Cola e Procter & Gamble, disse que o anúncio da Adidas é um exemplo de publicidade sensacional.

“Isso me lembra uma palestra sobre publicidade durante a qual uma pergunta foi feita: ‘Como você chama a atenção de alguém?’ Você mostra a eles uma mulher nua'”, disse Placek. “Embora o anúncio vá além do limite, o problema com essa estratégia é que ela se afasta do produto real.”

O anúncio poderia ter sido menos chocante se mostrasse 43 mulheres realmente usando os novos sutiãs esportivos, disse Placek. “Teria feito o mesmo ponto.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN