Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre Schwartsman: Tensão na Ucrânia deve impactar economicamente o Brasil

    Para o Especialista CNN em economia, elevação no preço do petróleo e seus derivados, como gás de cozinha, gasolina e diesel, já é reflexo da crise no Leste Europeu

    Isabela Filardida CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    O Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman comentou, nesta segunda-feira (14), sobre o possível conflito entre Rússia e Ucrânia e o impacto econômico que isso causaria no mercado.

    De acordo com Schwartsman, o interessante neste contexto é tentar entender o que pode acontecer com os mercados globais e os impactos para o Brasil no caso de uma invasão russa.

    “A gente já tem uma pista a este respeito por meio de dois movimentos. O primeiro é o que está acontecendo neste exato momento, uma forte elevação no preço de petróleo e derivados, particularmente gás”, explica.

    “Houve um aumento de 12% nesta segunda-feira (14), o petróleo Brent chegando a cerca de US$ 96 o barril – preço mais alto em sete anos. Por outro lado, o especialista diz ver um movimento no sentido de busca de um “porto seguro”.

    “Os investidores vendem seus ativos de risco e voltam para títulos do tesouro americano, movimento que fortalece o dólar relativamente às demais moedas, incluindo o real”, explicou.

    Schwartsman afirmou que estes dois movimentos – de elevação de preço do petróleo e derivados no mercado internacional, e um fortalecimento do dólar – vão ter impacto muito claro na nossa inflação por meio dos preços de derivados de petróleo como gasolina, gás de cozinha e diesel.

    “A gente já teve um alerta do Banco Central quanto às perspectivas de preço de petróleo, então teremos que permanecer com taxa de juros ainda um período mais alto caso isso venha a se verificar”.

    Veja mais no vídeo acima

    Mais Recentes da CNN