Aérea japonesa oferece almoço de primeira classe em avião parado por R$ 3.100

A ANA promoveu um almoço e um jantar a bordo de um Boeing 777 para que os “passageiros” pudessem ter a sensação de “voar” na primeira classe ou na executiva

Foto: Divulgação

Vinícius Casagrande, colaboração para o CNN Brasil Business

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A pandemia do novo coronavírus e as restrições de voos ao redor do mundo deixaram muitos passageiros de avião com saudade –e até abstinência de voar. A solução encontrada por muitas companhias aéreas foi realizar ações especiais para atrair esse público e aumentar a receita em tempos de crise.

Nesta semana, a japonesa ANA (All Nippon Airways) promoveu um almoço e um jantar a bordo de um Boeing 777 para que os “passageiros” pudessem ter a sensação de “voar” na primeira classe ou na executiva. O avião não saiu do chão, mas o preço do bilhete estava nas alturas.

Cada evento especial reuniu cerca de 60 pessoas a bordo do Boeing 777 estacionado no aeroporto de Haneda, em Tóquio (Japão). Para o evento na primeira classe, o ingresso era de 59.800 ienes (R$ 3.100). No caso da classe executiva, o bilhete custava 29.800 ienes (R$ 1.545).

Refeição a bordo de avião da ANA (Japão)
Foto: Divulgação

Os passageiros puderam escolher previamente entre três opções de menu: comida japonesa, menu ocidental de carne ou menu ocidental de peixe. Os pratos incluíam bacalhau negro com misô de Quioto, tofu e carne cozida; bife Wagyu com mostarda de vinho Kobe; ou bisque de robalo e marisco servido com saquê, vinho de ameixa ou champanhe Krug.

Apesar do preço elevado, a ação foi um sucesso total. Os ingressos para os primeiros almoços e jantares se esgotaram rapidamente. A companhia aérea planeja fazer mais 22 eventos no mês de abril.

Os almoços e jantares a bordo do avião parado é uma oportunidade a quem sempre teve a curiosidade de experimentar o serviço oferecido pelas companhias aéreas na primeira classe e na executiva. 

Refeição a bordo de avião da ANA (Japão)
Foto: Divulgação

Apesar de alto, o valor ainda é bem abaixo do cobrado pela empresa em uma passagem para um voo real. Um bilhete de primeira classe entre Tóquio e Seatle (EUA) na ANA custa US$ 12,3 mil (R$ 70,3 mil), enquanto na executiva o valor chega a US$ 4.000 (R$ 22,8 mil).

Refeições da classe econômica

A companhia aérea japonesa também conta com uma opção bem mais em conta para quem quiser matar a saudade do serviço de bordo dos aviões. Em dezembro, a empresa começou a vender refeições servidas na classe econômica para os clientes comerem em casa.

Em apenas quatro meses, foram vendidas 264 mil refeições, o que gerou uma receita de US$ 1,8 milhão (R$ 10,3 milhões) para a companhia aérea.

“Cada vez que colocamos as refeições em nosso site, elas se esgotam em 45 minutos, em média. Alguns itens acabaram em 5 minutos, como carne sukiyaki e molho demi-glace de bife de hambúrguer servido com arroz com manteiga e ovos mexidos cremosos”, disse Rei Takeuchi, representante da ANA à revista Forbes.

British Airways

A área japonesa não é a única a vender as refeições de seu serviço de bordo para aumentar a receita em tempos de crise. Também nesta semana, a British Airways passou a vender kits com refeições servidas na primeira classe de seus aviões. A diferença é que a comida não chega pronta. A empresa envia os ingredientes e as receitas para o cliente preparar tudo em casa.

“Ansioso pelos dias em que poderá voltar a viajar? Então, por que não recriar a magia de voar cozinhando alguns dos melhores pratos da primeira classe da British Airways no conforto da sua própria casa?”, diz o anúncio do projeto.

Quem quiser se arriscar, pode escolher entre quatro opções de menu. Os preços variam entre 80 libras (R$ 630) e 100 libras (R$ 790).

Voos para lugar nenhum

Algumas companhias aéreas já chegaram até mesmo a realizar voos para lugar nenhum. A intenção era apenas permitir que os passageiros pudessem matar a saudade de voar. Uma das pioneiras foi a australiana Qantas.

A companhia realizou um voo cênico de sete horas que sobrevoou as províncias da Costa Dourada até os remotos Outbacks. De cima, os passageiros puderam visualizar atrações nacionais famosas, incluindo a Baía de Sydney e a Grande Barreira de Corais. O jato voou baixo sobre alguns pontos de interesse, incluindo o Uluru e a praia Bondi.

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