As oportunidades das empresas “pequenas”: entenda o que são as small caps

Saiba quais são as oportunidades de investir nas empresas de baixa capitalização, batizadas de small caps – e que podem valer até R$ 10 bilhões

Conheça as small caps: as oportunidades das empresas menores listadas na bolsa de valores
Conheça as small caps: as oportunidades das empresas menores listadas na bolsa de valores Foto: Divulgação

Do CNN Brasil Business, em São Paulo

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Quando um investidor novato se depara com o termo “small caps” pode pensar que se trata de empresas pequenininhas perto das gigantes. Mas não é bem assim. Na B3, que é a bolsa brasileira, não existe um valor determinando o que faz uma empresa estar nesse grupo ou não, mas, lá fora, são aquelas companhias que têm um valor de mercado entre US$ 250 milhões a US$ 2 bilhões.

Ou seja, em uma conversão com o dólar a US$ 5, são empresas avaliadas entre R$ 1 bilhão a R$ 10 bilhões.

E não são poucas: há diversas empresas nos mais diversos setores, indo do financeiro até a indústria. “São empresas que podem ser até líderes em seus setores, mas a diferença é que são menores do que as ‘blue chips’, como Vale e Petrobras”, diz Renato Chanes, estrategista de pessoa física da Santander Corretora.

Isso não quer dizer que as empresas menores estão mais “baratas”. Por isso, Chanes defende que é sempre necessário olhar os fundamentos da companhia antes de investir nela – independentemente do tamanho. E também não quer dizer que elas são mais arriscadas do que as blue chips.

“O risco, tanto nas blue chips quanto nas small caps, é o de investir em ações. O que acontece é que, por serem menores, elas têm uma liquidez menor do que a média do mercado”, diz Chanes.

Isso quer dizer que as ações das empresas são menos negociadas do que empresas como Petrobras e Vale, por exemplo. Logo, pode ser mais difícil encontrar um comprador quando o investidor quiser vender o papel.

Para entender mais sobre small caps, acompanhe o novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, e por Luciana Barreto, âncora da CNN. 

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