Ator de Homem de Ferro lança fundo para empresas que buscam soluções ambientais

O ator anunciou o lançamento do FootPrint Coalition Ventures, fundo de investimento para apoiar empresas que desenvolvam soluções para os desafios ambientais

Robert Downey Jr. apoia fundo de investimentos para empresas sustentáveis
Robert Downey Jr. apoia fundo de investimentos para empresas sustentáveis Foto: Reprodução/Instagram Robert Downey Jr

Washington Luiz, colaboração para o CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Robert Downey Jr., ator conhecido por interpretar o Homem de Ferro, decidiu tentar salvar o mundo de uma forma diferente. Na última semana, o ator anunciou o lançamento do FootPrint Coalition Ventures, um fundo de investimento para apoiar empresas que desenvolvam soluções para os desafios ambientais do planeta. 

Embora tenha sido criado em 2019, o projeto havia recebido apenas recursos do próprio Downey Jr. A partir de agora, a intenção é levantar capital de investidores por meio da plataforma AngelList. 

“Passei os últimos 18 meses em diálogo com cientistas, engenheiros e tecnólogos. Agora tenho uma firme compreensão do óbvio: essa ameaça existencial global não é algo que será resolvido por um punhado de megacorporações de elite. Acho que esse paradigma deve ser esmagado em favor da inovação por um amplo conjunto de novas empresas”, afirmou o ator. 

Serão duas opções de fundos: um focado em startups em estágio inicial e outro em startups em estágio avançado, o que deve permitir 2.000 investidores qualificados por fundo.

Cada um deles deverá fazer um investimento mínimo de US$ 5 mil a cada três meses. Se isso ocorrer, os fundos terão arrecadados US$ 160 milhões em dois anos. 

A FootPrint Coalition já investiu em cinco empresas. Entre elas estão a Ÿnsect, que produz proteínas a partir de insetos, e a CloudPaper, que fabrica papel higiênico à base de bambu. 

Mais Recentes da CNN