Aviação: Premiação aponta para tendência de classe econômica mais confortável

Maior privacidade e mais segurança em higiene são destaques em projetos inovadores para aeronaves que podem remodelar o futuro da aviação

CNN Travel testou o conceito no lançamento em Londres
CNN Travel testou o conceito no lançamento em Londres Francesca Street/CNN Travel

Francesca Streetda CNN*

Ouvir notícia

Um banheiro de avião sem toque e um assento de classe econômica com estilo de classe executiva. Esses são alguns projetos premiados no  concurso anual  Crystal Cabin Awards, que destaca as inovações para cabines de aeronaves que podem remodelar o futuro da aviação.

O projeto de um banheiro totalmente sem toque batizado de Beacon, da empresa francesa Safran, foi o ganhador da categoria Viagem Aérea Limpa e Segura no Crystal Cabin Awards deste ano, enquanto o conceito de assento com encosto acolchoado Safran Interspace levou para casa o prêmio ‘Escolha dos Jurados’.

 

O concurso contou com 28 especialistas do setor. Geralmente são reconhecidos oito inovações em categorias diferentes, mas neste ano houve apenas dois prêmios, devido à pandemia.

À CNN, Lukas Kaestner, presidente da Crystal Cabin Awards Association, afirma que a ” disputa foi acirrada” e que farta lista de indicados “mostra que a inovação na experiência do passageiro ainda é muito ativa, mesmo com as dificuldades em mais de um ano de pandemia.”

Assento econômico de próxima geração

Este novo design de assento de avião vem com “asas acolchoadas” que se dobram por trás de ambos os lados do encosto do assento, tornando a experiência mais privada e facilitando o sono / Francesca Street/CNN Travel

O assento do avião Interspace possui um design que inclui uma proteção lateral, como “asas”, acolchoada que se dobra manualmente para dentro e para fora, permitindo ao viajante mais privacidade e mais conforto durante o voo.

A Interspace é uma ideia da Universal Moviment, uma spin-off da empresa de design New Territory, com sede em Londres. Em parceria com a veterana Safran em interiores de aviões, o projeto de assento se torna uma realidade.

A CNN testou um protótipo Interspace quando o assento foi apresentado no encontro de inovação de cabine de aeronaves em 2019.

As proteções laterais criaram privacidade adicional, e, encostar-se em uma delas, como para tirar uma soneca, foi surpreendentemente confortável.

A ideia é que esse apoio acolchoado do Interspace possa ser adaptado para assentos de aviões existentes, ou pré-construídas.

O designer Luke Miles, que anteriormente passou três anos trabalhando como chefe de design da Virgin Atlantic, disse à CNN no lançamento de 2019 que o objetivo da Interspace era permitir aos viajantes da classe econômica “uma noite melhor de descanso, e um voo melhor.”

O designer percebeu como os desenhos de cabines de avião geralmente se concentram em experiências de negócios ou de primeira classe, e que queria encontrar uma maneira de tornar os assentos mais baratos mais confortáveis.

Futuro da economia

Lukas Kaestner, do Crystal Cabin Awards, afirma que a premiação tem apresentado uma tendência recente, que é a criação de “maior privacidade” na classe econômica.

O conceito cloud capsule da Toyota Boshoku, por exemplo, imagina uma cabine de avião de dois níveis que usa a área acima do assento da classe econômica como um espaço adicional para os passageiros.

De acordo com um comunicado da empresa japonesa, o projeto deve “tornar a viagem em classe econômica mais segura, agradável e confortável, ao mesmo tempo em que cria mais oportunidades de receita para as companhias aéreas.”

A ideia é que os passageiros possam comprar uma passagem normal da classe econômica e, como complemento, adquirir o acesso ao cloud capsule, que a Toyota Boshoku chama de “uma sala multifuncional que combina com a experiência de um assento da classe executiva”.

Os viajantes podem recuar para lá assim que o avião atingir a altitude de cruzeiro. A cápsula também pode ter suas próprias configurações de aquecimento e resfriamento.

Um dos designs mais atraentes na longa lista da premiação foi o impressionante Chaise Longue Economy Seat Project — cabine de dois níveis com fileiras alternadas entre assentos no chão e assentos elevados alguns metros acima do solo.

“A fileira de baixo tem a vantagem de os passageiros terem a experiência de lounge de um sofá ao esticar as pernas, enquanto a fileira de cima oferece uma experiência de SUV, tornando possível, por exemplo, cruzar as pernas devido ao maior espaço”, disse o designer Alejandro Núñez Vicente à CNN no início deste ano.

Soluções higiênicas

Enquanto isso, a categoria ‘Viagem Aérea Limpa e Segura’ reconheceu os conceitos que buscavam criar um ambiente aéreo mais seguro.

Além do design vencedor do banheiro da Safran, os nomeados ​​incluíram o Controlador Holográfico da Rosen Aviation — um painel de controle para comissários de bordo com sensores de movimento em vez de botões.

Enquanto isso, a Collins Aerospace apresentou uma solução de luz desinfetante para a cabine do avião chamada Lilac-UV, que desinfeta o interior do avião sempre que a luz é emitida.

Em 2022, o Crystal Cabin Awards espera que o foco na segurança e higiene durante o voo permaneça.

(*Texto traduzido. Clique aqui para ler em inglês)

Mais Recentes da CNN