Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Baronovsky: Queda no desemprego vem acompanhada da subutilização de empregos

    No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (29), Ricardo Baronovsky fala sobre a queda na taxa de desemprego do país, analisando a realidade por trás da estatística

    Sofia Kercherda CNN*

    Ouvir notícia

    No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (29), Ricardo Baronovsky analisou a queda na taxa de desemprego do país, para 12,1%.

    Baronovsky afirma que “numericamente, é uma boa notícia… Mas, como disse um conhecido meu, a estatística representa a arte de enganar com os números.”

    “Não podemos olhar apenas para os números. Vejo aqui uma preocupação que vem desde 2017, que traz o instituto dos desalentados, dos informais, da subutilização do emprego”, explica.

    O especialista ainda mostra alguns dados que refletem este cenário. “Ainda que estejamos caminhando para o final da pandemia, os dados são preocupantes: uma a cada três empresas fechou as portas definitivamente, e seis a cada dez empresas das remanescentes estão endividadas, com lucros que não batem as despesas.”

    “Portanto, onde se encontram esses empregados? O que nós tivemos foi um aumento da pejotização, dos informais, dos desalentados.”

    O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Ricardo Baronovsky. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

    As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

    *Sob supervisão de André Rigue

    Mais Recentes da CNN