BC russo nega estar comprando moeda estrangeira para conter disparada do rublo

Segundo jornal local, banco central teria começado a comprar moedas para impedir fortalecimento descontrolado do rublo

Sede do banco central da Rússia, em Moscou
Sede do banco central da Rússia, em Moscou 29/03/2021REUTERS/Maxim Shemetov

da Reuters

Ouvir notícia

O banco central russo negou nesta segunda-feira (23) uma reportagem do jornal Vedomosti segundo a qual a instituição havia começado a comprar moeda estrangeira para frear a alta do rublo.

“Esta informação não corresponde à realidade”, disse o banco central em resposta a um pedido de comentário da Reuters, sem dar mais detalhes.

O Vedomosti havia informado que o banco central russo começou a comprar moeda estrangeira para impedir um fortalecimento descontrolado do rublo.

O jornal citou duas fontes próximas ao governo e uma fonte próxima ao banco central.

Segundo o Vedomosti, o banco central está comprando moeda estrangeira de empresas voltadas para a exportação por meio de intermediários, disseram as fontes, sem dar detalhes do mecanismo de compra.

Até agora neste ano, o rublo ganha cerca de 30% em relação ao dólar, apesar de uma crise econômica em grande escala na Rússia, tornando-se a moeda de melhor desempenho do mundo no período.

O rublo tem sido artificialmente sustentado por controles de capital impostos no final de fevereiro para proteger o setor financeiro da Rússia depois que o país enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia.

Mais Recentes da CNN