‘Black Friday’ brasileira: especialista dá dicas para evitar golpes nas compras

A Semana Brasil começou nesta quinta (3) com descontos de até 70% nas maiores varejistas do país; as promoções vão até o dia 13 de setembro

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A segunda edição da Semana Brasil começou nesta quinta-feira (3), com descontos de até 70% em produtos nas maiores varejistas do país. A promoção vai até o dia 13 de setembro.

O que pode ser a grande oportunidade para fazer uma compra esperada, também pode gerar problemas. Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (3), Maria Inês Dolci, advogada e especialista em direito do consumidor, deu dicas de como evitar golpes nessas ocasiões.

A advogada recomenda que, antes de realizar a compra, o cliente verifique a necessidade de obter o item e suas prioridades. Depois, escolha lojas conhecidas ou indicadas por familiares ou amigos.

É recomendado também verificar e avaliar se o percentual de descontos é compensador.

“O consumidor precisa saber o preço anterior do produto para ver se o desconto é realmente bom ou não”, disse ela. 

Assista e leia também:

‘Black Friday’ do Brasil começa nesta quinta com descontos de até 70%

Maria Inês Dolci,
Maria Inês Dolci, advogada e especialista em direito do consumidor
Foto: CNN (03.set.2020)

Fique atento aos preços muitos chamativos, que podem ser apenas um chamariz para compra, representando, por exemplo, apenas uma das parcelas do produto. 

Se for comprar online, tire print da tela da oferta, pois nem sempre o preço final é o que está sendo mostrado inicialmente. 

Reclamações

Denuncie, em órgãos de defesa do consumidor, os lojistas que não atendem às exigências para as vendas, pois os valores e características do produto devem estar especificados. Dessa forma, os vendedores podem ser fiscalizados e até multados.

(Edição: Sinara Peixoto)

Tópicos

Mais Recentes da CNN