Bolsonaro diz que reformas podem melhorar o ambiente de negócio no Brasil

Presidente abriu o Fórum de Investimentos Brasil 2021 nesta segunda-feira (31); ele ainda afirmou que o país quer se tornar membro da OCDE

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou durante a abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 nesta segunda-feira (31). Em sua fala inicial, ao lado do ministro da Economia Paulo Guedes, Bolsonaro destacou o papel das reformas para reduzir o “custo Brasil” e melhorar o ambiente de negócios no país. 

“Meu governo tem compromisso com reformas e projetos estruturantes para reduzir o ‘custo Brasil’. Trata-se de aperfeiçoar normas e políticas para melhorar o ambiente de negócios. Para isso, desenhamos soluções tributárias que asseguram a estabilidade macroeconômica em contexto de desafios orçamentários. Engajamos o setor privado, nacional e estrangeiro, na solução de nossos conhecidos gargalos logísticos e de infraestrutura”, disse Bolsonaro. 

O presidente também afirmou que o país quer se tornar membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Queremos políticas públicas de êxito, internacionalmente reconhecidas e baseadas em evidência empírica, além de modernizar e tornar mais transparente e simples nossa legislação. Por essa razão, entre outras, queremos nos tornar membros da OCDE.”

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Mateus Bononi/Getty Images

Bolsonaro afirmou ainda que o país busca fortalecer a Organização Mundial do Comércio (OMC) por meio de um “sistema multilateral de comércio sem protecionismo, fundamentado em regras”. 

“Desejamos intensificar a interação econômica com nossa região, o que significa um Mercosul e uma América do Sul mais dinâmicos, livres e democráticos.”

Pandemia 

O presidente falou aos investidores sobre a situação da pandemia no Brasil. Segundo ele, a crise provocada pela Covid-19 “enseja preocupações, mas não tem o poder de comprometer o longo prazo de uma das maiores economias do mundo”.

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, também estava ao lado de Bolsonaro durante o evento. Antes da fala do presidente, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, também discursou aos investidores. 

Mais Recentes da CNN