Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiros pretendem usar o 13º para comprar presentes e pagar dívidas

    “O cenário de incertezas deve servir de alerta para o consumidor, já que a crise gerada pela pandemia deverá acompanhar os brasileiros no próximo ano"

    Foto: Divulgação/Cacau Show

    Juliana Faddul,

    colaboração para o CNN Brasil Business

    Ouvir notícia

    Parece que os meses de flexibilização não foram suficientes para acabar com a demanda reprimida por compras dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Offer Wise Pesquisas e encomendada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes de Natal.

    O levantamento ainda mostra que 54% pretendem fazer bicos ou outras atividades extras para poderem comprar mais presentes. Por mais que este resultado pareça positivo para o comércio, até o presidente da CNDL, José César da Costa, faz o alerta: “o consumidor deve definir um teto de gastos, priorizar as lembrancinhas e fazer muita pesquisa para evitar endividamentos e garantir que faça um bom negócio. O orçamento do início do ano normalmente já é apertado por causa dos pagamentos de impostos como IPTU e IPVA, por exemplo”.

    Leia também:
    Black Friday: Vendas online crescem 21,2% em relação ao ano passado
    Herança de Maradona: com 8 filhos e muitos bens, divisão deve ser complexa

    E quem achou que o isolamento social – e até uma possível segunda onda de contaminação do novo coronavírus – fosse capaz de conter os gastos com a diminuição de festas, se enganou. Afinal, 21% pretendem gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo.

    “O cenário de incertezas deve servir de alerta para o consumidor, já que a crise gerada pela pandemia deverá acompanhar os brasileiros no próximo ano. O ideal é fugir de parcelamentos longos para não sobrecarregar as contas de início de ano. A dica é pesquisar preços e negociar descontos a vista”, fala Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.

    Dos mais conservadores destacam-se os 30% que pretendem poupar o dinheiro extra e os 21% que irão usar para pagar contas básicas da casa.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos

    Tópicos

    Mais Recentes da CNN