ByteDance diz que deterá 80% dos negócios globais do aplicativo TikTok

Mas a Oracle e o Walmart afirmaram no fim de semana que eles e investidores norte-americanos teriam participação majoritária do aplicativo após acordo com Trump

Homem passa em frente de anúncio do aplicativo TikTok, na China
Homem passa em frente de anúncio do aplicativo TikTok, na China Foto: Stringer/Reuters (18.out.2019)

Echo Wang e Yingzhi Yang,

da Reuters, em Nova York e Pequim

Ouvir notícia

A ByteDance disse nesta segunda-feira (21) que os negócios globais do TikTok se tornarão sua subsidiária, embora a Oracle e o Walmart tenham afirmado no fim de semana que eles e investidores norte-americanos teriam participação majoritária do aplicativo após um acordo com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Trump assinou um decreto em 14 de agosto dando à ByteDance 90 dias para vender o TikTok, em meio a preocupações de que os dados pessoais de até 100 milhões de norte-americanos que usam o aplicativo pudessem ser repassados ao governo do Partido Comunista da China. No sábado, ele disse que apoiava um acordo que permitiria o TikTok continuar operando nos Estados Unidos.

Os relatos sobre o negócio diferem. A ByteDance disse nesta segunda-feira que possuirá 80% do TikTok Global, uma empresa norte-americana recém-criada que será proprietária da maioria das operações do aplicativo em todo o mundo. A Oracle e o Walmart, que concordaram em adquirir participações no TikTok Global de 12,5% e 7,5% respectivamente, disseram no sábado que a participação majoritária do TikTok estaria em mãos norte-americanas.

Leia também:
Entenda a crise envolvendo TikTok, ByteDance, Oracle, EUA e China
ByteDance planeja IPO do TikTok nos EUA, se americanos aprovarem acordo

A ByteDance em seu comunicado nesta segunda-feira disse que era um “boato” que investidores norte-americanos seriam proprietários majoritários do TikTok Global. A Oracle se recusou a comentar sobre a declaração da ByteDance, enquanto o Walmart não respondeu a um pedido de comentário.

Algumas fontes próximas do acordo procuraram amenizar a discrepância apontando que 41% da ByteDance já são de propriedade de investidores norte-americanos, portanto, ao contar essa propriedade indireta, o TikTok Global seria majoritariamente detida por partes dos EUA. Uma das fontes disse que o acordo com a Oracle e o Walmart avalia o TikTok Global em mais de 50 bilhões de dólares.

O TikTok também confirmou os planos para uma oferta pública inicial do TikTok Global. A empresa de Pequim disse que o conselho de diretores do TikTok Global incluirá o fundador da ByteDance, Zhang Yiming, bem como o presidente-executivo do Walmart, Doug McMillon, e os atuais diretores da ByteDance. A empresa não quis comentar sobre quem mais estaria entre os diretores.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN