Malha fina: veja se você caiu e o que fazer para ficar em dia com a Receita

Receita liberou nesta quarta o último lote do imposto de renda. Se não apareceu a mensagem "restituição enviada para crédito no banco", confira o passo a passo

Dinheiro: Receita retém a declaração quando há alguma inconsistência nos números
Dinheiro: Receita retém a declaração quando há alguma inconsistência nos números Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Natália Flach,

do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (23) o aguardado (e temido) último lote do imposto de renda. Se ao acessar os seus dados você não encontrou a frase “restituição enviada para crédito no banco”, saiba que sua declaração está retida. Ou seja, caiu na malha fina.

Mas o que é isso e o que fazer nesses casos?

A Receita retém a declaração quando há alguma inconsistência nos números (você e a empresa não declararam exatamente o mesmo valor) ou quando faltam documentos (o médico declarou a sua consulta e você se esqueceu). Isso pode acontecer também se os dados cadastrais estiverem errados ou houver omissão de rendimentos.

Leia também:
Receita abre consulta ao 5º lote (e último) de restituição do Imposto de Renda
Auxílio emergencial equivale a US$ 1 mil? Veja se Bolsonaro acertou nas contas

Para saber onde errou, acesse a seção “Meu Imposto de Renda” – lá é possível ver por que a sua declaração foi retida e o que precisa ser modificado (ou apresentado). Para consultar as diversas informações, é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital (você consegue fazer isso no próprio site da Receita). Confira o passo a passo.

Se a declaração foi retida por causa de informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a retificação com as correções necessárias por meio do programa gerador da declaração – o mesmo em que você fez fez a declaração.

Já se a declaração está correta e o contribuinte tem os documentos que comprovam as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN