Caixa lança crédito para antecipar até 3 parcelas do saque-aniversário do FGTS 

Banco estatal vai cobrar taxa de juros de 0,99% ao mês pela antecipação dos valores

Clientes em frente a uma agência da Caixa: banco continua a liberar recursos para o trabalhador
Clientes em frente a uma agência da Caixa: banco continua a liberar recursos para o trabalhador Foto: José Cruz/Agência Brasil

Anna Russi,

do CNN Brasil Business, em Brasília

Ouvir notícia

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou, nesta quinta-feira (23), a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida é mais uma ação do banco para liberação de crédito, com o objetivo de estimular o consumo no comércio varejista em um momento de crise econômica. 

O saque-aniversário foi instituído pelo governo no ano passado para dar ao trabalhador uma alternativa para retirar gradualmente o dinheiro que tem parado no FGTS, uma vez por ano. Quanto menor o valor no fundo, maior o percentual do saque liberado. A contrapartida é que o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral que tenha no fundo em caso de demissão sem justa causa.

O adiantamento já pode ser pedido, mas terá um custo para o trabalhador: taxa de juros de 0,99% ao mês. A liberação do recurso será a partir da próxima segunda-feira, 27 de julho.

Leia mais: 
Usuários do app Caixa Tem reclamam de ‘sumiço’ de valor do saque do FGTS
Auxílio emergencial: governo desiste de fracionar parcelas e define calendário
Equipe econômica está considerando antecipar saques de fundos de pensão

O valor total mínimo para solicitar a antecipação, somando as três parcelas, é de R$ 2 mil. A expectativa é de que R$ 5 bilhões sejam liberados nanova linha de crédito. 

De acordo com a Caixa, atualmente 61 milhões de trabalhadores brasileiros possuem contas de FGTS, dos quais 6,1 milhões já aderiram ao saque-aniversário. Desses, 3,9 milhões são clientes do banco estatal. Aqueles que preferirem poderão indicar outro banco para transferência do dinheiro. 

Para aderir à nova linha de crédito, o trabalhador poderá solicitar a antecipação do saque-aniversário pelos canais virtuais do banco na internet e pelo aplicativo do FGTS, sem necessidade de comparecer a uma agência.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

 

Mais Recentes da CNN